Carlo Acutis é canonizado no Vaticano e se torna o primeiro santo da geração millennial

Carlo AcutisCarlo Acutis morreu em 2006 – Foto: Reprodução/ Instagram

O papa Leão XIV canonizou Carlo Acutis, reconhecido como o primeiro santo da geração millennial, em cerimônia realizada neste domingo (7) na Praça de São Pedro, no Vaticano. A missa, que marcou a primeira canonização conduzida pelo pontífice desde sua eleição em maio, reuniu mais de 80 mil pessoas, segundo estimativas do Vaticano.

Durante a celebração, o papa destacou Acutis e outro jovem italiano, Pier Giorgio Frassati, como exemplos de santidade e de ajuda aos necessitados. “Todos nós somos chamados a ser santos”, disse Leão XIV, acrescentando que a vida dos jovens santos inspira especialmente outros jovens a direcionarem suas vidas para o bem.

Carlo Acutis, beato que ficou conhecido como o padroeiro da internet / Foto: Nicola Gori – CNA

Conhecido como padroeiro da internet, Carlo Acutis ganhou destaque por usar seu talento em computação para evangelizar online. Ainda criança, aprendeu programação para criar sites que divulgassem a fé católica, conquistando uma legião de devotos ao redor do mundo.

Acutis nasceu em Londres, mas foi criado em Milão, Itália, onde se tornou católico devoto da Virgem Maria. Desde cedo, participava diariamente da Santa Missa, rezava o Rosário e tinha momentos de adoração eucarística. Ele faleceu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia.

Igreja beatifica o jovem Carlo Acutis, conhecido como ‘padroeiro da internet’ — Foto: Gregorio Borgia/AP

O processo de beatificação de Carlo Acutis começou após o reconhecimento de seu primeiro milagre no Brasil: em 2010, uma criança doente foi curada após tocar uma relíquia do jovem italiano em Campo Grande (MS). O milagre levou à beatificação em 2020 e, agora, à canonização.

A cerimônia reuniu 36 cardeais, 270 bispos e centenas de padres, refletindo o grande apelo dos novos santos tanto entre a hierarquia da Igreja quanto entre os fiéis. Durante o evento, o papa ressaltou que Acutis sempre dizia que “o céu nos espera e que amar o amanhã é dar o melhor de nós hoje”.

Veja:

Com informações do G1.

Categories: ENTRETENIMENTO