Casos de intoxicação por metanol podem ser maiores que os registrados, aponta governo

Casos de intoxicação por metanol podem ser maiores que os registrados, aponta governo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) alertou, nesta segunda-feira (29), para a possibilidade de subnotificação de casos de intoxicação por metanol. Até esta segunda-feira (29/9), o estado de São Paulo registrou 10 casos e três óbitos oficialmente atestados pelo Laboratório de Toxicologia Analítica do CIATox-Campinas.

No entanto, os números podem crescer nas próximas horas, de acordo com o órgão. Isso porque o caráter inédito da situação dificulta a confirmação das ocorrências. Casos que ainda não foram notificados pendem de confirmação laboratorial para serem incluídos nas estatísticas oficiais.

Veja as fotosAbrir em tela cheia São Paulo registra mortes e casos graves por ingestão de bebidas adulteradas com metanolFoto: Reprodução São Paulo registra mortes e casos graves por ingestão de bebidas adulteradas com metanolReprodução: Internet Intoxicação por metanol ascende alerta em São Paulo; mortes subiram para trêsDivulgação: Fiocruz Imagens Intoxicação por metanol ascende alerta em São Paulo; mortes subiram para trêsFoto: José Cruz/ABr Intoxicação por metanol ascende alerta em São Paulo; mortes subiram para trêsDivulgação: Biodiesel Brasil

Voltar
Próximo

Nenhum item relacionado encontrado.
A análise foi divulgada durante a reunião extraordinária do Comitê Técnico do Sistema de Alerta Rápido (SAR) do Governo Federal, nesta segunda-feira (29/9). O encontro foi coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad/MJSP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e estabeleceu ações a serem cumpridas por outros órgãos governamentais.

SAR é responsável pelo monitoramento e pela atualização de dados;
Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon/MJSP) emitirá um alerta aos Procons de todo o país, com orientações voltadas a fornecedores e consumidores sobre a segurança na comercialização e no consumo de bebidas alcoólicas;
Ministério da Saúde monitora a situação junto ao estado de São Paulo, responsável pelo atendimento dos casos. De acordo com o ministério, todos as unidades de saúde, em especial a rede de urgência e emergência, devem seguir o protocolo de notificação para casos suspeitos de intoxicação exógena;
O Ministério da Agricultura e Pecuária está levantando informações para adoção das medidas necessárias e avaliar eventuais ações de fiscalização.

Participaram do encontro representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), do Ministério da Saúde (MS), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Polícia Federal, da Anvisa, do Laboratório de Toxicologia Analítica do CIATox-Campinas, da Receita Federal, da Polícia Científica de São Paulo, do Instituto Médico Legal de São Paulo, do Núcleo de Toxicovigilância da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, além de representantes da sociedade civil.

A polícia ainda não confirmou a origem exata do metanol responsável pelas recentes intoxicações em São Paulo. As autoridades acreditam que a substância esteja presente em bebidas alcoólicas falsificadas produzidas em fábricas clandestinas. Também conhecido como álcool metílico, o solvente é utilizado na produção de combustíveis e como matéria-prima para sintetizar outros produtos, como plásticos e fibras.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os casos de intoxicação por consumo de bebida alcoólica adulterada com metanol serão investigados pela Divisão de Investigações sobre Infrações contra a Saúde Pública, do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), por intermédio da 1ª Delegacia de Polícia.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: bebida adulteradaIntoxicação por metanolmetanolSAÚDE