Três maneiras de cassar Dudu, escolha a sua. Eduardo Bolsonaro foi alvo nesta terça-feira de uma ofensiva em três frentes na Câmara, em claro sinal de que seu mandato está sob ameaça. O filho de Bolsonaro já havia sido denunciado pela PGR sob a acusação de, a partir dos EUA, patrocinar uma tentativa de coagir a Justiça; o presidente da Câmara, Hugo Motta, havia negado a indicação feita pelo PL para que Eduardo virasse líder da minoria na Casa, uma manobra para evitar a perda do mandato por faltas; o Conselho de Ética instaurou processo de cassação do mandato por ataques ao STF e ameaças às eleições em 2026 (Folha)
Lula e a democracia em Nova Iorque. “O que me importa hoje é a gente responder para nós mesmos aonde é que os democratas erraram, aonde é o momento em que a esquerda errou? Por que permitimos que a extrema direita crescesse? É virtude deles ou incompetência nossa?”, discursou Lula em reunião com líderes de outros países para discutir a defesa da democracia e o combate ao extremismo. Lula deve se encontrar com Zelensky nesta quarta; horário não está definido.
Relator vota pela rejeição da PEC da Blindagem. Proposta foi contestada por vários setores da população, que promoveram manifestações no último domingo (21/9) em várias capitais do Brasil
Solta eu. Defesa de Bolsonaro pede revogação de prisão domiciliar ao STF após ex-presidente ficar de fora de denúncia por coação de Justiça. Como o ex-presidente não foi denunciado no processo de coação, a defesa alega que já não restam motivos para a manutenção da prisão (O Globo)
O maior crime de Bolsonaro. ‘Em breve, haverá avanços significativos’, diz diretor da PF sobre investigação da gestão Bolsonaro na pandemia. Ministro Flávio Dino pediu abertura de inquérito sobre indícios de crimes apurados pela CPI da Covid, na semana passada. Material já está em análise pela Polícia Federal (G1)
Emendas parlamentares e corrupção. De 2020 a 2025, as bancadas do Congresso Nacional indicaram R$ 9,4 bilhões de emendas com baixa ou nenhuma transparência. Os recursos sequer aparecem como emendas nos principais sistemas de transparência da CGU, do Ministério do Planejamento ou do Senado. Eles são pagos como se fossem despesas dos ministérios, dificultando ou impedindo o acompanhamento. É isso o que mostra relatório da Transparência Brasil divulgado hoje (uol)
MS: arquiteto chinês e cineastas estão entre mortos em queda de avião. Kongjian Yu era arquiteto paisagista e urbanista, reconhecido mundialmente pelo conceito das “cidades-esponja”