Um levantamento divulgado pela CBF nesta quarta-feira (24/9) revela que a arbitragem acertou 53 dos 65 lances polêmicos analisados na primeira metade da Série A do Campeonato Brasileiro e nas oitavas de final da Copa do Brasil. Isso representa um índice de acerto de 82%, ou seja, um erro a cada cinco marcações contestadas pelos clubes envolvidos.
O estudo foi baseado em pareceres do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), formado pelos ex-árbitros Néstor Pitana (Argentina), Nicola Rizzoli (Itália) e Sandro Meira Ricci, que atuaram nas Copas do Mundo de 2014 e 2018. Criado no início do ano, o comitê se reúne semanalmente para debater lances polêmicos e avaliar se a atuação do árbitro foi correta.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução/x Arbitragem teve interpretações diferentes para lances praticamente idênticos na 17ª rodada do Brasileirão / Reprodução Doentes Por Futebol / TNT Sports Arbitragem brasileira tem sido questionada cada vez mais. Foto: Reprodução Arbitragem brasileira tem sido questionada cada vez mais. Foto: Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
Arbitragem polêmica em jogo contra o Flamengo irrita jogadores do Atlético-GO
Esportes
Após criticar arbitragem e CBF, diretor do Flamengo é punido e afastado por 20 dias
Esportes
Após série de polêmicas, Grêmio cobra resposta da CBF por erros de arbitragem
Esportes
“Me entristece”: presidente da FPF se manifesta sobre pênalti polêmico e pressiona CBF
Ao todo, 62 lances polêmicos de partidas do primeiro turno do Brasileirão e três da Copa do Brasil foram analisados. Desse total, 12 decisões foram consideradas equivocadas pelos especialistas.
Apesar de os erros ocorrerem em jogadas consideradas decisivas, a CBF destacou que eles representam um número muito pequeno diante do total de grandes decisões tomadas a cada partida.
“Considerando que cada partida demanda, em média, 30 grandes decisões por parte dos árbitros, em 19 rodadas com 10 partidas, o número de grandes decisões é de 5.700. Dentro deste total, os 12 erros identificados pelo CCEI correspondem a 0,21% de todos os lances importantes analisados”, informou a confederação.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!