Início / Versão completa
Geral

Coren-SP denuncia violência contra profissionais de enfermagem

Por Metrópoles 01/09/2025 04:27
Publicidade

Toda semana, o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) recebe denúncias de violência cometida contra enfermeiros, técnicos ou auxiliares de enfermagem dentro do ambiente de trabalho. Por isso, para entender bem a situação, a autarquia entrevistou 7.745 profissionais e chegou a conclusões alarmantes na Sondagem Violência Sofrida pela Enfermagem no Ambiente de Trabalho 2025. Entre os dados preocupantes, 19,3% afirmaram que sofreram frequentemente algum tipo de violência nos últimos três anos e 57% não recebe apoio do local de trabalho nesses casos.

Publicidade

Além disso, 70,2% não denunciam as agressões por sensação de impunidade (59,4%), falta de apoio da instituição (56,9%) e receio de perder o emprego (49,2%).

3 imagensFechar modal.1 de 3

Arte/Divulgação2 de 3

Publicidade

Arte/Divulgação3 de 3

Arte/Divulgação

Inclusive, em comparação com 2023, houve aumento de 2,2% nos casos de agressões físicas e de 2,1% nos de agressões sexuais.

Houve aumento também de 3,5% nos casos de agressões cometidas pelos empregadores; e 3,5% nos de agressões cometidas em instituições privadas. E somente 1,8% de aumento nas punições aos agressores.

Audiência pública

Essa realidade traz consequências diretas tanto individuais (como afastamentos e impactos à saúde mental) quanto coletivamente (defasagem e prejuízo à assistência prestada à população) e afeta toda a população do estado de São Paulo.

Evitar que essas situações ocorram, oferecendo segurança e qualidade de vida aos mais de meio milhão de profissionais de enfermagem do estado, é prezar pela saúde de toda a sociedade e pelo bom funcionamento de todo o sistema de saúde.

Por isso, o Coren-SP promove na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), no próximo dia 3 de setembro, audiência pública para discussão de propostas de prevenção e enfrentamento à violência sofrida por profissionais de enfermagem nos ambientes de trabalho.

A atividade ocorrerá no auditório Franco Montoro, a partir das 18h, e conta com o apoio do deputado proponente Fábio Faria de Sá.

“A violência contra os profissionais de enfermagem é uma discussão de extrema importância e relevância neste momento, pois temos visto muitos casos recentemente. Um levantamento feito pelo Coren-SP apontou que 80% dos profissionais de enfermagem já foram agredidos de alguma forma no seu ambiente de trabalho – verbalmente, fisicamente ou psicologicamente. Trata-se de uma verdadeira epidemia nos hospitais, UBS e demais unidades de saúde de nosso estado.”

Sergio Cleto, presidente do Coren-SP

Além da audiência pública, o Coren-SP criou, em julho deste ano, a Comissão de Enfrentamento à Violência e de Acolhimento aos Profissionais de Enfermagem Vítimas de Agressão, com a finalidade de propor, acompanhar e divulgar ações voltadas à prevenção da violência no ambiente de trabalho, ao acolhimento das vítimas e à promoção de ambientes seguros, composta por conselheiros, diretores e empregados públicos do conselho.

O deputado estadual Fábio Faria de Sá foi o responsável por articular a realização da audiência pública na Casa Legislativa

A expectativa é que a audiência pública reúna cerca de 200 participantes, além de representantes do Conselho Federal de Enfermagem, do Tribunal de Justiça de São Paulo, da Federação Nacional de Enfermagem e do Instituto Sou da Paz, para expandir o diálogo sobre ações de mobilização junto à sociedade e ao Poder Público.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.