Hollywood perdeu uma de suas grandes estrelas nesta terça (16/9): Robert Redford, ator e cineasta que faleceu aos 89 anos. Com uma carreira brilhante no cinema, o astro já atuou ao lado de ícones como Meryl Streep e Barbara Streisand e criou o próprio festival de cinema. Para celebrar o legado de Redford dentro e fora das telas, o portal LeoDias fez uma retrospectiva de alguns dos marcos da carreira do artista!
Veja as fotosAbrir em tela cheia Robert Redford e Paul Newman em “Butch Cassidy” (1969)Reprodução/Disney Robert Redford e Paul Newman em “Golpe de Mestre” (1973)Reprodução/Prime Video Robert Redford e Dustin Hoffman em “Todos os Homens do Presidente” (1976)Reprodução/HBO Max Robert Redford na cerimônia do Oscar de 1981Reprodução/ABC Robert Redford e Jane Fonda em “Nossas Noites” (2017)Reprodução/Netflix Robert Redford também já foi parte do universo cinematográfico da MarvelReprodução/Disney
Voltar
Próximo
Leia Também
Cultura
Morre Robert Redford, ator e cineasta premiado com Oscar, aos 89 anos
TV
Melhor filme? Conheça os ganhadores do Oscar com as notas mais baixas
Cultura
“Cidade de Deus” é o único filme brasileiro entre os 100 melhores do século
Cultura
“O Agente Secreto” é escolhido para representar o Brasil na busca de vaga no Oscar
“Butch Cassidy” (1969)
Clássico do cinema de faroeste, “Butch Cassidy” foi o primeiro grande papel de Robert Redford nos cinemas. A história acompanha os fora-da-lei Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Redford), que tentam escapar para a Bolívia após um assalto bem sucedido.
Por pouco, Redford acabou não conseguindo o papel. Em artigo, a BBC relembrou que o diretor ameaçou tirar o ator do elenco por ele ser apenas “mais um loiro de Hollywood”.
Além do estrelato, o filme também motivou o astro a criar o Sundance Institute, dedicado a apoiar artistas independentes. Ele também é responsável pelo Festival de Cinema de Sundance. O filme está disponível no Disney+.
“Golpe de Mestre” (1973)
Mais uma vez ao lado de Paul Newman, foi em “Golpe de Mestre” (1973) que Robert Redford recebeu sua primeira e única indicação como Melhor Ator no Oscar. No filme, eles voltam a viver anti-heróis, desta vez determinados a enganarem um grande chefão da máfia, no melhor estilo da década de 1930. O longa está disponível no Prime Video.
“Todos os Homens do Presidente” (1976)
“Todos os Homens do Presidente” (1976) tornou-se um clássico do cinema norte-americano e ajudou a consolidar a carreira de Robert Redford como um dos maiores astros de Hollywood.
Ao lado de Dustin Hoffman, o ator interpreta um jornalista de Washington que acaba descobrindo um grande esquema de corrupção dentro da alta cúpula da Casa Branca. O filme está disponível na HBO Max.
“Gente Como a Gente” (1980)
A primeira vez de Robert Redford na cadeira da direção talvez tenha sido ainda mais bem sucedida do que a experiência do astro em frente às câmeras. Em sua estreia em “Gente Como a Gente” (1980), Redford conquistou quatro estatuetas do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.
No drama familiar, ele retrata o colapso de um casal que precisa enfrentar a perda do filho. O filme está disponível no Prime Video.
“Nossas Noites” (2017)
Em um dos seus últimos trabalhos, e já na casa dos 80 anos, Robert Redford atuou ao lado de Jane Fonda, musa dos anos 70, no romance “Nossas Noites”.
A trama acompanha os astros no papel de dois viúvos que encontram na companhia um do outro uma forma de espantar a solidão e reencontrar propósito de vida. O filme está disponível na Netflix.
Últimos trabalhos
Antes de sua morte, Robert Redford atuou também em dois outros filmes. Ele fez sua despedida não-oficial do papel de protagonista na comédia “O Velho e a Arma” (2018) e uma participação no filme “Vingadores: Ultimato” (2019), onde interpretou um diálogo com o herói Steve Rogers (Chris Evans).