Eliminatórias: Brasil costuma ter dificuldades para vencer a Bolívia na altitude

Eliminatórias: Brasil costuma ter dificuldades para vencer a Bolívia na altitude

A Seleção Brasileira volta a campo nesta terça-feira (9/9), contra a Bolívia, pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026. O histórico entre as equipes é favorável ao Brasil, mas também reserva episódios de dificuldades, principalmente em jogos realizados na altitude de La Paz.

A partida vale pouco para Seleção Brasileira do ponto de vista de classificação, uma vez que o time treinado por Carlo Ancelotti já está garantido no Mundial do ano que vem. No entanto, para a Bolívia vale uma chance de se classificar para a repescagem e ter a chance de voltar a uma Copa do Mundo após 32 anos de espera. A equipe luta por uma vaga com a Venezuela, tendo que vencer o Brasil e torcer por um tropeço dos “vinotintos”.

Nos confrontos em território nacional, o Brasil costuma se impor. Em 2020, na Neo Química Arena, a equipe goleou por 5 a 0, na estreia do ciclo rumo ao Catar. Já em 2019, no MorumBis, venceu por 3 a 0, na abertura da Copa América, com gols de Philippe Coutinho e Everton Cebolinha. O jogo mais recente, disputado no começo das eliminatórias, o Brasil venceu por 5 a 1 no Mangueirão, no Pará, com dois gols de Neymar.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Brasil e Bolívia em 1997Reprodução/x Brasil enfrenta a Bolívia na altitude de El Alto, a mais de 4 mil metros acima do nível do marFoto: @rafaelribeirorio I CBF
Brasil enfrenta a Bolívia na altitude de El Alto, a mais de 4 mil metros acima do nível do marFoto: @rafaelribeirorio I CBF
Brasil enfrenta a Bolívia na altitude de El Alto, a mais de 4 mil metros acima do nível do marFoto: @rafaelribeirorio I CBF

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
Seleção Brasileira: Alisson e Taffarel percorrem caminho rumo à Copa do Mundo 2026

Esportes
Namorada de Richarlison rebate críticas por levar o filho de 3 meses para estádio

Esportes
Andreas Pereira é convocado para Seleção Brasileira após lesão de Kaio Jorge

Entre os capítulos mais marcantes está a final da Copa América de 1997, em La Paz. Na ocasião, a Seleção derrotou os donos da casa por 3 a 1 e conquistou o título continental com gols de Ronaldo e Edmundo.

A Bolívia, no entanto, já conseguiu surpreender. Em 2001, nas eliminatórias, os bolivianos emplacara uma vitória por 3 a 1. Em 2009, venceu por 2 a 0 em La Paz, num jogo em que o Brasil atuou com equipe reserva. Em 2017, as seleções ficaram no 0 a 0, novamente na capital boliviana.

Com 36 jogos disputadas entre Brasil e Bolívia, o retrospecto aponta superioridade da Seleção Brasileira. Ao todo, são 27 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Ainda assim, apenas três dessas vitórias foram na altitude boliviana, uma nas eliminatórias em 1981, outra na final da Copa América de 1997 e a última na última rodada das eliminatórias para a Copa do Catar.

Apesar do jogo entre Brasil e Bolívia ser frequentemente realizado em La Paz (cerca de 3.650 m acima do nível do mar), o duelo desta terça-feira ocorrerá, na verdade, em El Alto, cidade localizada ao lado da capital, a 4.150 m de altitude.

Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Brasil X BolíviaCBFESPORTESFUTEBOLSeleção Brasileira