Especialista explica diagnóstico que levou Carlinhos de Jesus a usar cadeira de rodas

Especialista explica diagnóstico que levou Carlinhos de Jesus a usar cadeira de rodas

Carlinhos de Jesus usou as redes sociais para explicar o diagnóstico que o levou a usar cadeira de rodas, na última terça-feira (16/9). O dançarino foi diagnosticado com neuropatia radicular desmielinizante crônica, em 2022, condição que que deixa sua perna direita paralisada. O portal LeoDias entrevistou um especialista que esclareceu detalhes da doença autoimune.

De acordo com André Lima, médico neurologista da Rede Casa, a Neuropatia Radicular Desmielinizante Crônica é uma doença que acomete os nervos periféricos (radicular), que saem da medula até a junção com os músculos motores e com a sensibilidade.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Carlinhos de JesusReprodução Carlinhos de Jesus no “Dança dos Famosos”Reprodução: Globo Carlinhos em cadeira de rodasReprodução: Instagram/@carlinhosdejesus Carlinhos em visita ao teatro BolshoiReprodução: Instagram/@carlinhosdejesus Carlinhos de JesusReprodução / Instagram: @carlinhosdejesus

Voltar
Próximo

Leia Também

Saúde
Carlinhos de Jesus revela doença autoimune ao explicar uso de cadeira de rodas

Famosos
Carlinhos de Jesus revela que sofreu preconceito por ser bailarino: “Situações que eu passava”

Famosos
Com dores intensas, Carlinhos de Jesus explica o motivo do uso de cadeira de rodas

Redes Sociais
Fã de Joelma se revolta com Carlinhos de Jesus após ele citar Ximbinha

A condição que afetou Carlinhos de Jesus ocorre na Bainha de Mielina, que é a capa de proteção do nervo e participa também de sua condição. “Existe de forma aguda – com evolução de aproximadamente uma semana ou crônica – com evolução maior que 30 dias, de forma progressiva”, pontuou o especialista.

O neurologista ressaltou o tratamento é feito com imunossupressor – abordagem terapêutica que combina vários medicamentos: “Para diminuir a inflamação dos nervos”, destacou o médico.

André Lima ainda ressaltou que a evolução da doença depende da gravidade apontada na inflamação. “É importante que o diagnóstico seja precoce para um tratamento mais rápido e eficaz”, disse ele.

Em sua conta do Instagram, Carlinhos contou sobre o uso de cadeira de rodas e deu atualizações do tratamento. “O que está me deixando acamado hoje na cadeira de rodas não é a bursite trocantérica nem a tendinite de glúteos. Isso foi o diagnóstico inicial, que realmente desencadeou uma doença autoimune que eu tenho diagnosticada desde 2022 que é a neuro radiculopatia desmielinizante crônica. É isso que está me deixando com a perna direita paralisada, sem força, sem marcha. Eu já estou fazendo tratamento, inclusive hoje estou aqui no hospital fazendo uma infusão de imunoglobulina humana que faz parte do tratamento. [São] Oito meses de aplicação, muita fisioterapia, hidroterapia, acupuntura, remédios, paciência e a oração de todos vocês. É isso, um grande abraço, muito obrigado. Em breve estarei fora da cadeira de rodas com certeza”, falou o coreógrafo.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Carlinhos de Jesusneuropatia radicular desmielinizante crônicaSAÚDE