O Projeto de Assentamento Walter Arce, em Senador Guiomard, é mais do que terra vermelha e hortas: é cenário de histórias de luta, resistência e esperança. Na sexta-feira (26), agricultores familiares receberam a visita da Missão de Monitoramento do Programa REM Acre Fase 2, que conheceu de perto o trabalho da Associação Três Fronteiras com os Sistemas Agroflorestais (SAFs), uma iniciativa que une produção sustentável, segurança alimentar e reflorestamento.
Entre os participantes estava Socorro Ribeiro, extensionista social rural da Emater, que emocionou a equipe ao relembrar os desafios do passado. “Antes, no inverno, perdíamos parte da produção por não ter lona para proteger as hortaliças. Hoje, conseguimos manter nossas plantações mesmo com chuva, o que trouxe mais renda e dignidade para as famílias”, destacou.
Olivia Murphy, primeira-secretária da Diplomacia Climática do Reino Unido, elogiou o protagonismo feminino no assentamento. “Fiquei impressionada com o empoderamento das mulheres, especialmente porque a associação é liderada por uma presidente. Isso fortalece a comunidade e mostra o impacto transformador do projeto”, afirmou, ressaltando também a importância de recursos que ajudam a lidar com a falta d’água na região.
Maria Gisele de Lima Souza, outra agricultora, compartilhou sua trajetória de superação desde que chegou ao assentamento em 2017. “Eu achava que só poderia sustentar minha família como empregada doméstica. Hoje, meu sustento vem da minha chácara. Plantei mandioca e frutas, e cheguei a ser destaque na Expoacre com a acerola. Nada foi fácil: já carreguei produção nas costas porque não tinha cavalo ou trator para ajudar”, contou.
Gisele também destacou as melhorias trazidas pelo projeto. “O REM mudou nossa forma de produzir. Antes, o fogo destruía nossas hortas. Com as lonas e a estrutura, nossa produção resiste mais, tem qualidade e valor no mercado. Isso nos deu esperança de continuar, plantando com mais confiança”, acrescentou.
Atualmente, o projeto SAFs no Walter Arce está 80% concluído e beneficia direta e indiretamente 182 pessoas. Com apoio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), a iniciativa prevê aquisição de materiais para estufas, sementes e mudas, além da adequação de casas de farinha e construção de açudes.
Mais do que números, a visita revelou vidas transformadas. Agricultoras e agricultores do Walter Arce mostram que, com esforço coletivo e políticas públicas como o REM Acre Fase 2, é possível produzir, reflorestar e viver com dignidade no campo acreano.