Nesta segunda-feira (1º), quando o Jornal Nacional (JN) completa 56 anos, a Globo anunciou a despedida de William Bonner, âncora e editor-chefe com mais tempo à frente do telejornal. Bonner deixa a bancada no dia 3 de novembro, após 29 anos como apresentador e 26 anos como editor-chefe, e será substituído por César Tralli, que dividirá a apresentação com Renata Vasconcellos.
A atual editora-chefe adjunta do JN, Cristiana Sousa Cruz, parceira de Bonner há seis anos, assumirá a chefia editorial do telejornal. Já Bonner seguirá no jornalismo ao lado de Sandra Annenberg no Globo Repórter, retomando um sonho antigo de integrar o programa.
“Foram cinco anos planejando a sucessão e preparando os substitutos. Agora posso conversar sobre essa nova fase sem reservas. Estou honrado em me juntar ao Globo Repórter ao lado da Sandra Annenberg”, afirmou Bonner.
Para assumir o Jornal Hoje, a Globo convidou Roberto Kovalick, enquanto Tiago Scheuer ficará à frente do Hora Um, abrindo o dia com as principais notícias.
César Tralli, que tem quase 33 anos de Globo e vasta experiência como repórter e apresentador, disse estar honrado com a nova missão:
“Recebi o convite com felicidade e serenidade. Meu foco sempre foi o presente, e agora espero honrar essa nova etapa no JN.”
Renata Vasconcellos comemorou a chegada de Tralli e elogiou a parceria com Bonner:
“Que sorte poder trabalhar com profissionais que representam o melhor do telejornalismo brasileiro. Minha gratidão ao Bonner, inspiração e exemplo de ética e dedicação.”
Cristiana Sousa Cruz destacou a responsabilidade de assumir a chefia editorial:
“É a realização de um sonho profissional e um compromisso histórico: levar informação de qualidade aos milhões de telespectadores do JN.”
Sandra Annenberg também celebrou a parceria com Bonner no Globo Repórter:
“Estou muito feliz com a chegada do William ao programa. Será maravilhoso apresentar o Globo Repórter ao lado de um profissional com sua história e importância.”
Roberto Kovalick e Tiago Scheuer também expressaram entusiasmo pelas novas funções, ressaltando a responsabilidade e o compromisso com o público.
O diretor-geral de Jornalismo da Globo, Ricardo Villela, afirmou que todas as mudanças foram planejadas com foco na conexão com o público e na manutenção da confiança conquistada pelos jornalistas:
“Mudanças dessa magnitude são tratadas com muita responsabilidade. Agradeço a todos os envolvidos por aceitarem com entusiasmo a renovação do nosso compromisso com o público.”