A ex-deputada federal e pastora Flordelis, de 65 anos, apresentou um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) nesta quinta-feira (18/9) dentro da Penitenciária Talavera Bruce, no Complexo de Bangu, na Zona Oeste do Rio. A detenta chegou a desmaiar e foi atendida na UPA do próprio presídio. Após a estabilização, retornou à cela sem acompanhamento médico constante, segundo relatos da defesa. As informações são do jornalista Ullisses Campbell, da coluna True Crime, do O Globo.
A advogada Janira Rocha afirma que a direção da unidade reconheceu não ter condições para prestar a assistência necessária. “Flordelis saiu da UPA ainda passando mal, com fortes dores de cabeça, vomitando e falando com a língua enrolada. Como é que dão alta para uma mulher nesse estado?”, questionou. Ela informou que ingressará com pedido urgente na Vara de Execuções Penais para que a cliente seja levada a um hospital particular. “A própria unidade já avisou que não tem recursos para tratá-la. Vão esperar que ela morra para tirá-la de lá?”, completou.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Flordelis – Foto: Reprodução/Instagram Flordelis foi condenada a 50 anos de prisãoDivulgação: TJRJ Flordelis e Anderson do CarmoReprodução: TV Globo Flordelis foi entrevistada por Cabrini na penitenciária em Bangu, no Rio de JaneiroFlordelis – Foto: Reprodução/Record Flordelis – Foto: Brunno Dantas/TJRJ Flordelis – Foto: Reprodução/Internet Flordelis foi acusada de ser mandante do assassinato do ex-marido
Crédito: Reprodução/Internet Flordelis em 2021Flordelis – Foto: Reprodução/Instagram
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
Flordelis afirma ter sofrido AVC e convulsões na prisão: “Está morrendo”, diz advogado
Notícias
Flordelis sofre AVC em presídio e defesa pede hospital particular: “Vão esperar ela morrer”
Notícias
Flordelis tem pena reduzida em quase seis meses após ser aprovada em Exame Nacional
Notícias
Flordelis é pega com celular em cela, vai parar em hospital e recebe punição severa
Histórico criminal e estado de saúde
Flordelis foi condenada a 50 anos de prisão por envolvimento na morte do marido, o pastor Anderson do Carmo, assassinado em 2019. Dois filhos dela, Simone e Flávio dos Santos Rodrigues, também foram sentenciados pelo crime.
Além do episódio do AVC, a ex-parlamentar já vinha relatando em fevereiro o agravamento de problemas de saúde. Em fevereiro, enviou uma carta à Justiça afirmando: “Estou tendo desmaios, dores fortes, minha saúde está se deteriorando a cada dia. Sinto que estou morrendo aqui dentro”. O documento também mencionava falhas no atendimento médico do presídio.
Flordelis faz uso contínuo de medicamentos controlados como Alprazolam, Quetiapina, Bupropiona e Carbamazepina, receitados para tratar convulsões, depressão, ansiedade e oscilações de humor. Segundo familiares e amigos, ela vem sofrendo episódios de vômito, desmaios e convulsões. O namorado Allan Soares, que a visitou recentemente, relatou que a viu debilitada e com a fala comprometida. “Se não fizerem alguma coisa rapidamente, Flordelis vai morrer na penitenciária”, declarou ao blog.
O que é AVC?
O AVC, também chamado de derrame, ocorre quando há redução brusca ou bloqueio do fluxo sanguíneo cerebral, privando as células nervosas de oxigênio. Os sintomas mais frequentes incluem fala enrolada, perda de força, convulsões e desmaios — sinais semelhantes aos descritos por quem esteve com a pastora nos últimos dias.