Globo testa novela vertical com Jade Picon: formato pensado para o consumo em celulares

Globo testa novela vertical com Jade Picon: formato pensado para o consumo em celulares

A Globo iniciou nesta semana as gravações do piloto de sua primeira novela vertical, formato pensado para o consumo em celulares. A produção é estrelada por Jade Picon e dirigida por Adriano Melo, responsável por “Malhação – Toda Forma de Amar” (2019). A informação foi publicada em primeira mão pelo Notícias da TV.

Conforme a coluna antecipou em junho, a atriz — que foi duramente criticada por sua atuação no início de “Travessia” — participou do “Mergulho em Cena”, uma oficina da emissora voltada à formação de novos talentos para a dramaturgia. A iniciativa vem ganhando força desde o fim de “Malhação”, que por anos funcionou como vitrine de jovens atores.

Leia Também

Carla Bittencourt
Globo dá nova chance a Jade Picon após críticas em “Travessia”; entenda

Novelas
Jade Picon pretende voltar às novelas da Globo em 2026, diz colunista

Famosos
André Lamoglia, de Elite, comenta rumores de romance com Jade Picon: “Faz parte”

Famosos
Após rumores, Jade Picon e André Lamoglia mostram momento a dois em viagem ao Peru

Fenômeno nas redes sociais, sobretudo no TikTok, as novelas verticais se caracterizam por capítulos curtos, de até cinco minutos, sempre conectados por ganchos fortes. O modelo já se mostrou popular no streaming: a produção “A Vida Secreta do Meu Marido Bilionário”, lançada pelo aplicativo ReelShort, somou 200 milhões de visualizações em apenas duas semanas.

No caso do piloto da Globo, serão rodados três episódios. O material servirá como teste de viabilidade para que a emissora decida se investem ou não na produção completa, que pode ser exibida tanto em plataformas próprias (Globoplay, Gshow) quanto em apps de terceiros (TikTok, ReelShort). Internamente, o formato ganhou o nome de microdrama.

Além do projeto com Jade Picon, a emissora também estuda a entrada no mercado de doramas, gênero que se tornou febre no streaming. Um piloto já foi gravado a partir de uma trama criada por Walcyr Carrasco, com 60 capítulos de até 30 minutos cada. A proposta inicial previa uma janela de exclusividade no Globoplay e, depois, exibição na Globo, possivelmente em uma nova faixa no período da tarde.

As duas iniciativas refletem a tentativa da Globo de diversificar formatos e fortalecer sua presença digital, acompanhando mudanças no comportamento da audiência e o crescimento do consumo de dramaturgia em plataformas móveis.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Carla BittencourtGloboplayJade PiconNovelasTV Globo