Ida de Boulos para governo abre disputa no PSol por vaga na Câmara

Ida de Boulos para governo abre disputa no PSol por vaga na Câmara

Recordista de votos nas eleições de 2022, Guilherme Boulos (PSOL-SP) abriu uma disputa interna em seu partido com sua possível ida para a Secretaria Geral da Presidência do governo Lula.

A coluna apurou que dois nomes são os favoritos para tentarem herdar os mais de 1 milhão de votos que o parlamentar recebeu nas eleições de 2022, quando foi candidato a deputado mais votado no estado de São Paulo.

4 imagensFechar modal.1 de 4

2 de 4

Boulos é aliado de Lula

Reprodução3 de 4

Boulos e Lula

YouTube/Reprodução4 de 4

Boulos está cotado para substituir o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo

Graccho/ASCOM/SGPR

O primeiro nome a ser apoiado por Boulos para a Câmara deverá ser da advogada Natalia Szermeta, esposa do parlamentar e a mais cotada para concorrer a uma vaga à Casa Legislativa nas eleições de 2026.

Há ainda outra aposta no PSol, contudo. Nas conversas sobre a ida de Boulos ao Planalto, o nome da deputada estadual Ediane Maria (PSol-SP) também é apontado como possível candidata.

Leia também

Ex-empregada doméstica, a parlamentar paulista integra a coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), grupo que já foi comandado por Boulos, e recebeu o apoio do deputado nas últimas eleições.

Por que Lula quer levar Boulos?

Como a coluna mostrou, o presidente Lula falou voltou a falar com aliados sobre a possibilidade de levar Boulos para o governo. Alguns fatores levaram o chefe do Palácio do Planalto a retomar a ideia de integrar o psolista na sua gestão.

Um dos principais motivos seria a série de manifestações que Boulos vem organizando na Avenida Paulista, especialmente o último ato contra a chamada PEC da Blindagem.

Categories: Geral
Tags: Câmara dos DeputadosGuilherme BoulosIgor GadelhaLula