Messi se despede das Eliminatórias com recordes históricos; veja os números

Messi se despede das Eliminatórias com recordes históricos; veja os números

Lionel Messi fez, na última quinta-feira (4/9), sua última partida oficial com a Argentina dentro do país na vitória por 3 a 0 contra a Venezuela. Após a partida, o camisa 10, autor de dois gols, disse à imprensa local que não viajaria para o último compromisso desta Data FIFA, o duelo contra o Equador fora de casa, válido pela última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

O que era para ser uma despedida apenas dos torcedores locais, também marcou o adeus à competição, que, embora não tão valorizada no cenário internacional, é responsável pela maioria dos jogos no continente. E quando se fala em história, fala-se em Messi: além da magia não mensurável em números, o craque também é detentor de números impressionantes no torneio.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Messi dá o último adeus ao Monumental, casa da Seleção Argentina.Divulgação/AFA Reprodução/@leomessi Lionel Messi com a camisa da seleção ArgentinaReprodução/Instagram: @TeamMessi Messi em goleada da Argentina sobre a Bolívia (Reprodução) Reprodução Reprodução Lionel MessiReprodução/Instagram: @leomessi

Voltar
Próximo

Leia Também

Esportes
Palmeiras e Botafogo puxam a fila; clubes do Brasileirão gastam R$ 3,9 bi em reforços em 2025

Esportes
William, Andreas e Reinier: os velhos conhecidos que voltaram ao Brasil nesta janela

Esportes
Galvão Bueno revela motivos para recusa à CazéTV e saída da Globo: “Achei um desaforo”

Na despedida contra a Venezuela, Messi chegou a partida de número 72 nas Eliminatórias Sul-Americanas — recorde histórico, dividido com o equatoriano Iván Hurtado. Já na artilharia, o recorde absoluto e isolado pertence ao argentino, que marcou 36 gols na competição. A segunda posição no ranking histórico é do uruguaio Luis Suárez, que colocou 29 bolas na rede.

Como um autêntico camisa 10, o ex-Barcelona vai muito além dos gols. E se só assistir aos jogos não é o suficiente, ele comprova a tese com outra estatística. Desta vez, o destaque é para as assistências: ele atuou como garçom 14 vezes. Ou seja, são exatas 50 participações em gols nas 72 aparições na competição classificatória para o Mundial.

As vitórias também são maioria ao longo da trajetória de Messi nas Eliminatórias. São 40 triunfos, 20 empates e 12 derrotas. Na atual edição, a Argentina é líder isolada com 38 pontos, sendo seguida a distância pela Seleção Brasileira, que tem 28.

Números pela Argentina
Lionel Messi chegou ao 114º gol em 194 partidas com a camisa Albiceleste. Foram 48 bolas na rede em amistosos, 17 em Copas América, 13 em Copas do Mundo e 36 nas Eliminatórias. O primeiro deles foi em um amistoso contra a Croácia, em 1º de março de 2006. Já o primeiro em solo argentino aconteceu em 11 de outubro de 2008, contra o Uruguai, pelas Eliminatórias.

Ao todo, Leo jogou dentro da Argentina em 46 oportunidades. O Monumental, estádio do River Plate, foi o principal palco, com 25 aparições. A casa do Boca Juniors, La Bombonera, registrou cinco aparições. Foram 37 gols e 20 assistências, com 57 participações em 45 jogos.

A boa notícia é que os números gerais seguem sendo contabilizados, já que o atacante segue na ativa e deve participar da próxima Copa do Mundo, além de possíveis amistosos de preparação para o torneio, que será disputado na América do Norte.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: COPA DO MUNDOeliminatóriasESPORTESlionel messiMessi