O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Sena Madureira e do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), acompanhou no sábado (20) a realização da cavalgada no município. A ação contou com apoio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
O objetivo da fiscalização foi garantir a regularidade da participação de animais e veículos, além da observância das normas de segurança e do bem-estar animal.
Segundo o MPAC, o evento reuniu cerca de 4.200 pessoas, com a presença de 83 animais – entre equinos e bovinos –, todos com a documentação zoossanitária exigida. Também participaram 103 quadriciclos, que passaram por vistoria das equipes de fiscalização.
Antes da largada, foram identificadas e corrigidas irregularidades como o uso de esporas e chicotes em animais e a condução de mais de duas pessoas em quadriciclos. Durante todo o percurso, a fiscalização foi mantida de forma preventiva, com atenção ao manejo dos animais e às condições de segurança.
Para amenizar os efeitos do calor, foi utilizado um caminhão-pipa para molhar a pista, garantindo a hidratação dos animais.
De acordo com o MPAC, a atuação conjunta teve como objetivo assegurar que a cavalgada, considerada uma manifestação cultural tradicional de Sena Madureira, fosse realizada em conformidade com a lei e com respeito à proteção dos animais e dos participantes.
Fotos: NAT/MPAC