A modelo e influenciadora Fernanda Lacerda, conhecida pelo público como a ex-panicat Mendigata, fez um importante alerta às mães após seu filho, o pequeno Gabriel, de 1 ano, ser diagnosticado com escabiose — condição popularmente chamada de sarna humana.
Ao portal LeoDias, ela conta que o problema de pele, causado por um ácaro, provoca coceira intensa, lesões e bastante desconforto, principalmente em crianças. Segundo Fernanda, os sintomas começaram de forma discreta, mas rapidamente se agravaram. “No início foi bem difícil, porque além dos sintomas físicos, existe também o impacto emocional e a rotina de cuidados que muda bastante”, fala.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Fernanda Lacerda alerta mães após filho ser diagnosticado com escabioseArquivo Pessoal Fernanda Lacerda alerta mães após filho ser diagnosticado com escabioseArquivo Pessoal Fernanda Lacerda alerta mães após filho ser diagnosticado com escabioseArquivo Pessoal Fernanda Lacerda alerta mães após filho ser diagnosticado com escabioseArquivo Pessoal Fernanda Lacerda alerta mães após filho ser diagnosticado com escabioseArquivo Pessoal
Voltar
Próximo
Leia Também
Saúde
Médica chama atenção para crise do sono infantil e efeitos na saúde das crianças
Saúde
Daltonismo: especialista orienta como identificar sinais da condição ainda na infância
Saúde
Dia da Infância: especialista alerta sobre violência silenciosa contra crianças
“No início, achei que fosse apenas uma alergia, só que já fazia um tempo que não tinha mais aquele cuidado de lavar roupas novas como fazia quando ele era recém-nascido. Só depois descobri que o que causou o problema foram os ácaros presentes nas roupas novas. Foi um susto, porque eu jamais imaginei que isso pudesse dar problema”, relata.
Fernanda conta ainda que a rotina do tratamento foi desafiadora, sobretudo por ser mãe solo e sem rede de apoio. “A parte mais difícil foi ver meu filho sofrendo com a coceira e as lesões, e ao mesmo tempo lidar com a rotina pesada do tratamento sozinha (…) Era preciso trocar todos os dias lençóis e toalhas, dar medicações, cuidar da casa e ainda administrar o emocional. Não é fácil. Como mãe solo, a carga se torna ainda mais desafiadora. Mas, no fim, a gente descobre uma força que nem imaginava ter”, desabafa.
Pequenos detalhes fazem toda a diferença na saúde da família
Segundo a modelo, o processo se estendeu por quase um mês porque, no início, acreditava se tratar apenas de uma alergia e que estava dando a medicação errada. “Só quando a pele começou a piorar é que descobrimos que se tratava de escabiose. Então, o processo acabou sendo mais longo do que deveria”, salienta.
Hoje, com Gabriel recuperado e de volta à escola, ela decidiu compartilhar a experiência para alertar outras famílias. “O principal alerta que eu deixo é: não deixem de lavar roupas novas antes de usar. Não é um cuidado exclusivo para recém-nascidos. Inclusive, nós adultos também deveríamos ter esse hábito. Eu mesma achava que isso era frescura e aprendi da forma mais difícil que não é. Pequenos detalhes fazem toda a diferença na saúde da família. Se prevenir é melhor do que tratar”, aconselha.