Um dos barcos da Global Sumud Flotilha, o Família Madeira, foi alvo de um ataque nesta segunda-feira (8/9) no porto de Sidi Bou, na Tunísia. A embarcação transportava nomes como a ativista Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila, e tinha mais pessoas a bordo no momento. Navio faz parte da missão humanitária pró-Gaza. Nenhuma pessoa sofreu ferimentos.
Segundo relato da jornalista Yasemin Acr, um objeto em chamas caiu do céu e atingiu a proa do barco, perto do tanque de combustível. Apenas coletes salva-vidas foram danificados. A repórter brasileira Giovana Vidal também integra a tripulação.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Navio da missão internacional pró-Gaza sofre ataque em porto da TunísiaReprodução / @ahmedeldin Navio da missão internacional pró-Gaza sofre ataque em porto da TunísiaReprodução / @mansur.peixoto Greta Thunberg, ativista suecaReprodução: Instagram/Greta Thunberg Thiago Ávila foi deportado nesta quinta-feira (12/6)Reprodução Thiago ÁvilaReprodução: Instagram
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
A escalada do confronto na Faixa de Gaza: agências denunciam casos graves de desnutrição
Política
Após trégua com Irã, Israel volta a concentrar ações militares na Faixa de Gaza
Famosos
Alok chora ao falar como o pai escapou de ataque em Israel e nega autoria do evento
Música
Baterista de Bruno Mars consegue deixar Israel em meio ao bombardeio
Organizadores classificaram o episódio como um “ato ilegal” e afirmaram que, caso tenha sido um drone, o ataque representa violação da soberania tunisiana. Para eles, a ação buscou intimidar os participantes da iniciativa, que tem como objetivo romper o bloqueio imposto a Gaza.
Em nota, os responsáveis pela flotilha afirmaram que a missão segue:
“Atos de agressão destinados a intimidar e sabotar nossa missão não nos deterão. Nossa ação pacífica para romper o cerco a Gaza e demonstrar solidariedade ao seu povo continua com determinação e firmeza.”