A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/9), a Operação Cópia Viva, destinada a reprimir práticas criminosas de fraude contra a Previdência Social e a Caixa Econômica Federal (CEF).
A ação cumpriu um mandado de busca e apreensão expedido pela 14ª Vara Federal do Juízo de Garantias da Seção Judiciária de Campina Grande (PB).
Leia também
-
PF: esquema milionário de grilagem usava idosos como laranjas
-
Quem é o empresário dos combustíveis suspeito de ser banqueiro do PCC
-
Tiroteio na Asa Norte acaba com 3 pessoas baleadas. Polícia investiga
-
BK Bank volta à mira em operação contra lavagem do PCC
Segundo as investigações, o grupo criminoso atuava de forma estruturada e organizada, utilizando documentos falsos para realizar cadastramentos biométricos na Caixa.
Assim, criminosos se passavam por correntistas legítimos e conseguiam realizar saques indevidos em contas bancárias.
O esquema também envolvia a fraude de benefícios do INSS, com a solicitação de Benefício de Prestação Continuada (BPC) em nome de pessoas fictícias.
Além disso, os criminosos usavam “laranjas” em cartórios locais para autenticar documentos falsos, dando uma aparência de legalidade às operações.
Os investigados poderão responder por estelionato, associação criminosa, falsa identidade, falsificação de documentos públicos e falsidade ideológica.