Operação integrada destrói 71 dragas usadas no garimpo ilegal no Rio Madeira

Na manhã desta segunda-feira (15), equipes compostas por policiais federais, policiais rodoviários federais e agentes da Força Nacional de Segurança Pública cumpriram ordem da Justiça Federal do Amazonas para destruir dragas utilizadas no garimpo ilegal no Rio Madeira.

A ação ocorre no trecho entre os municípios de Manicoré e Humaitá (AM) e faz parte das operações da Polícia Federal iniciadas em 2023 contra a mineração ilegal na região. A diferença neste ano é a atuação conjunta de diversas forças de segurança, sob coordenação do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), em parceria com o Poder Judiciário.

Representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também participam da operação, fiscalizando as condições precárias de trabalho dos garimpeiros encontrados nas balsas.

Até as 12h05 desta segunda, 71 dragas haviam sido destruídas no Amazonas. Já os números referentes ao estado de Rondônia ainda estão sendo consolidados.

Fonte: Assessoria PF

Categories: POLICIAL
Tags: DESTAQUE