O Papa Leão XIV afirmou, em entrevista recente, que vetou a criação de um “Papa IA”. “Se existe alguém que não pode ser representado por um avatar, eu diria que o Papa está bem no topo da lista”, disse.
Em uma conversa com a biógrafa Eloise Allen, o pontífice conta que entraram em contato com ele pedindo permissão para criarem um “Papa IA”: “Alguém recentemente pediu autorização para criar um ‘eu artificial’, para que qualquer pessoa pudesse acessar este site e ter uma audiência pessoal com ‘o Papa’. Esse ‘Papa’ de inteligência artificial daria respostas às suas perguntas, e eu disse: ‘Não vou autorizar isso’”.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Papa Leão XIV em missa a influenciadores digitais nesta segunda-feira (29/7)Reprodução: YouTube/Vatican News Papa Leão XIV em missa a influenciadores digitais nesta segunda-feira (29/7)Reprodução: Instagram/@pontifex Papa Leão XIVReprodução Instagram Papa Leão XIV compartilha fotos e primeiro post em sua nova conta no InstagramReprodução: Instagram/@pontifex
Voltar
Próximo
Leia Também
Notícias
Ex-jogador Cafu e esposa falam de divórcio em encontro com o Papa Leão XIV
Notícias
Papa Leão XIV inicia férias de verão no Castel Gandolfo, em Roma
Mundo
Papa Leão XIV alerta sobre impactos da Inteligência Artificial para o intelecto
Leão XIV também criticou o uso de inteligência artificial: “Se automatizarmos o mundo todo e apenas algumas pessoas tiverem os meios não apenas para sobreviver, mas para viver bem, ter vidas significativas, haverá um grande problema, um enorme problema pela frente”.
Apesar de não ser contra IAs, o pontífice não está satisfeito com a forma que a tecnologia é usada atualmente: “Se a Igreja não se manifestar, ou se ninguém se manifestar sobre isso – mas a Igreja certamente precisa ser uma das vozes aqui – o perigo é que o mundo digital siga o seu próprio caminho e nós nos tornemos peões ou sejamos deixados de lado”.
“Acho que perder essa relação deixará a ciência como uma casca vazia e fria, que causará grandes danos ao que é a essência da humanidade. E o coração humano se perderá em meio ao desenvolvimento tecnológico, do jeito que as coisas estão caminhando agora”, finaliza.