PF destrói 138 embarcações em operação contra garimpo ilegal no Rio Madeira

Entre os dias 15 e 19 de setembro, a Polícia Federal em Rondônia realizou a Operação Leviatã, voltada para o combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira. A ação foi conduzida pela Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública, IBAMA e SEDAM/RO.

Durante as atividades, 138 embarcações usadas na extração clandestina de ouro foram destruídas, causando um prejuízo estimado em mais de R$ 30 milhões aos garimpeiros ilegais.

Além da repressão policial, agentes do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) também participaram da operação, verificando e atuando diante das condições precárias de trabalho a que estavam submetidos os trabalhadores encontrados nas balsas.

A Operação Leviatã foi realizada em conjunto com a Operação Boiúna, coordenada pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). No total, mais de 270 embarcações foram inutilizadas entre as cidades de Humaitá e Manicoré, no Amazonas.

Categories: POLICIAL