A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), realizou na manhã desta terça-feira (2) a Operação Expertise, voltada a investigar crimes contra a Administração Pública e lavagem de dinheiro. A ação apura fraudes em licitações e contratos públicos estaduais e municipais do Pará, envolvendo recursos federais do FUNDEB e do Fundo Nacional de Saúde (FNS).
Segundo as investigações, empresários, servidores públicos e empresas de fachada teriam participado de um esquema que incluía direcionamento de licitações, adesões irregulares a atas de registro de preços, execução parcial ou simulação de contratos administrativos e repasses irregulares de valores públicos, posteriormente sacados em espécie e redistribuídos entre os envolvidos. O total estimado em contratos suspeitos chega a cerca de R$ 198 milhões.
A operação mobilizou 65 policiais federais e 6 auditores da CGU e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão, além de bloquear ativos financeiros de até R$ 198 milhões, afastar sigilo bancário e fiscal de 17 investigados, e decretar a prisão preventiva de cinco pessoas, além de monitoramento eletrônico para outro investigado.
Também foram solicitados afastamentos de seis servidores públicos e a suspensão das atividades de quatro empresas, impedindo que firmem novos contratos com órgãos do Estado do Pará e do município de Marituba. As diligências ocorreram nas cidades de Belém e Marituba.
A operação segue com a análise detalhada dos documentos, movimentações financeiras e contratos para identificar todos os envolvidos e responsabilizar os suspeitos pelos crimes investigados.