A Polícia Federal prendeu, na noite de sexta-feira (29/08), um brasileiro e um boliviano que pilotavam um avião monomotor carregado com aproximadamente 430 quilos de pasta base de cocaína. Os dois foram localizados a cerca de 40 quilômetros do local onde a aeronave havia sido abandonada, no município de Santana do Araguaia/PA.
Durante a prisão, foram apreendidos um revólver calibre .38 municiado, 16 cartuchos intactos, três celulares, dois GPS aeronáuticos, um rádio-transmissor, cédulas de moeda boliviana e um documento de identidade falso.
O brasileiro possuía mandado de prisão em aberto por roubo, expedido pela Justiça de Santa Catarina. Após os procedimentos legais, ambos foram encaminhados ao Presídio de Redenção/PA, onde permanecem à disposição da Justiça.
Segundo a Polícia Federal, os elementos apreendidos reforçam a transnacionalidade do crime. O prefixo boliviano da aeronave, a quantidade e qualidade da droga, a rota utilizada e a presença de moeda estrangeira confirmam que se trata de tráfico internacional de drogas.
A aeronave foi encontrada na madrugada do mesmo dia pela Polícia Militar, que encaminhou a droga à Delegacia da Polícia Federal em Redenção. Com autorização judicial e devido ao risco de resgate, a substância foi incinerada. O transporte da droga até a delegacia contou com escolta da PM por meio da 2ª Companhia Independente de Missões Especiais (CIME), apoio do 22º BPM e acompanhamento da 30ª CIPM.
Um inquérito policial foi instaurado para investigar as circunstâncias do crime e identificar outros possíveis envolvidos.