PF realiza operação contra esquema de transporte ilegal de ouro em Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (9), a Operação Golden Hair, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido no transporte ilegal de ouro, garimpo clandestino e lavagem de dinheiro em Rondônia.

A ação ocorreu em Porto Velho, onde foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do estado.

As investigações começaram após uma prisão em flagrante feita pela Polícia Rodoviária Federal, quando um veículo foi interceptado transportando cerca de 1 kg de ouro escondido em compartimentos internos. A partir disso, a PF identificou uma rede criminosa organizada que usava carros alugados para levar o minério de Porto Velho até Guajará-Mirim.

Segundo a polícia, o esquema era liderado por um empresário com atividade legal registrada, mas que usava familiares e funcionários como transportadores para tentar despistar a fiscalização.

Durante as diligências, foram recolhidos veículos e armas de fogo supostamente usados pelo grupo. Documentos analisados indicam que os contratos de locação de veículos eram feitos em nome do líder, mas os motoristas mudavam a cada viagem, como forma de dividir responsabilidades.

A PF também identificou que um servidor público estava entre os condutores envolvidos no esquema.

O material apreendido será analisado e as investigações continuam para identificar todos os envolvidos e aprofundar as conexões da organização criminosa.

Categories: POLICIAL
Tags: DESTAQUE