Início / Versão completa
POLICIAL

PF realiza operação contra exploração ilegal de madeira na Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia

Por Marcos Henrique 19/09/2025 09:30
Publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), a Operação Traidores Originários, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa dedicada à extração, transporte e comercialização de madeira ilegal retirada da Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia.

Publicidade

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Espigão d’Oeste, Ministro Andreazza e Novo Horizonte do Oeste, expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Vilhena, em investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Federal local.

As apurações começaram em novembro de 2023, após a prisão em flagrante de um motorista que transportava toras de madeira nativa sem Documento de Origem Florestal (DOF) nas proximidades da Terra Indígena Roosevelt. A investigação revelou a existência de uma estrutura criminosa organizada, envolvendo empresários do setor madeireiro e lideranças locais, que realizavam pagamentos ilícitos para permitir a exploração de áreas protegidas pela União.

O objetivo da operação foi apreender documentos, mídias eletrônicas, registros financeiros e comunicações que comprovem a atuação da organização, desde a extração até a comercialização da madeira, além de identificar crimes conexos, como associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Publicidade

Durante a ação, um indivíduo foi preso em flagrante nas proximidades da Terra Indígena Roosevelt. Ele conduzia um caminhão com madeira sem comprovação de origem legal e utilizava um rádio clandestino, recurso comumente usado por madeireiros para fugir das fiscalizações.

A operação reforça o compromisso da PF no combate à exploração ilegal de recursos florestais e à proteção de terras indígenas em Rondônia.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.