Início / Versão completa
Geral

Putin reage após Europa falar em envio de tropas para ajudar a Ucrânia

Por Metrópoles 05/09/2025 16:27
Publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reagiu à declaração do presidente da França, Emmanuel Macron, sobre a disposição de países da Europa em enviar tropas para a Ucrânia. Segundo ele, se isso ocorrer, as forças estrangeiras serão tratadas como “alvos legítimos”. A fala do líder russo aconteceu nesta sexta-feira (5/9), durante o X Fórum Econômico Oriental, realizado em Vladivostok.

Publicidade

Para o mandatário russo, a possibilidade de militares europeus se instalarem no país vizinho foi um dos motivos pelos quais a Ucrânia buscou se aproximar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), antes do início do conflito. Para Putin, esse fator é considerado uma das raízes da guerra, que se arrasta por mais de três anos.

“Quanto a qualquer potencial posicionamento de contingentes de tropas na Ucrânia, esta foi uma das causas básicas para arrastar a Ucrânia para a OTAN”, disse Putin durante o evento.”Portanto, se houver tropas presentes lá [na Ucrânia], especialmente agora, em meio à guerra, presumimos que serão alvos legítimos a serem atingidos”.

Leia também

Anúncio de Macron

Nessa quinta-feira (4/9), Macron anunciou que 26 países, entre eles os Estados Unidos, se comprometeram a oferecer garantias de segurança para a Ucrânia — pedido recorrente do presidente Volodymyr Zelensky — após o fim da guerra com a Rússia. A fala aconteceu após reunião da Coalition of the Willing (Coalizão dos Dispostos), realizada em Paris.

O possível envio de militares para o território ucraniano no pós-guerra já vinha sendo ventilado por países da Europa, em uma iniciativa encabeçada pela França e Reino Unido. Tal ação, porém, contraria uma das principais condições da Rússia para o fim do conflito: o enfraquecimento militar ucraniano e o afastamento da OTAN.

Apesar do recente encontro entre Vladimir Putin e Donald Trump no Alasca, as negociações de paz sobre o conflito continuam estagnadas, sem que Rússia e Ucrânia cheguem a um consenso sobre os termos que podem encerrar a guerra no Leste Europeu.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.