Quem é o foragido preso pela PF que tentou explodir bomba em aeroporto

Quem é o foragido preso pela PF que tentou explodir bomba em aeroporto

O homem preso pela Polícia Federal (PF) por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) Alexandre de Moraes, no Guará (DF), nessa terça-feira (9/9), é George Washington de Oliveira Sousa, 57 anos.

Ele tinha sido detido anteriormente e já foi condenado no episódio da tentativa de explosão de uma bomba no Aeroporto Internacional de Brasília, na véspera do Natal de 2022.

Segundo as investigações, George Washington montou o artefato explosivo e entregou a Alan Diego dos Santos Rodrigues. A bomba foi repassada para Wellington Macedo de Souza, que colocou o item no eixo traseiro de um caminhão-tanque que estava estacionado do lado de fora do terminal.

6 imagensFechar modal.1 de 6

George Washington na CPI de 8/1

Vinícius Schmidt/Metrópoles 2 de 6

George Washington na CPI de 8/1

Vinícius Schmidt/Metrópoles 3 de 6

Empresário bolsonarista George Washington Oliveira Sousa

Imagem cedida ao Metrópoles4 de 6

George Washington na CPI de 8/1

Vinícius Schmidt/Metrópoles 5 de 6

Reprodução6 de 6

George Washington de Oliveira Sousa

Agência Senado

O caminhão tinha capacidade para 60 mil litros e estava carregado de querosene de aviação. O artefato explosivo foi identificado pelo motorista, que acionou a polícia.

Quando foi preso pela primeira vez, na noite de 24 de dezembro de 2022, George Washington estava com um arsenal de armas e explosivos. O homem, que morava no Pará, confessou que estava planejando um atentado para o dia da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Presidência da República. Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), afirmou que estava “preparado para matar ou para morrer”.

George Washington foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) a 9 anos e 8 meses e 7 dias de reclusão pelos crimes de expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem; causar incêndio em combustível ou inflamável; e porte ilegal de arma de fogo e de artefato explosivo ou incendiário. Ele cumpria pena em regime aberto.

Nessa terça-feira, George Washington foi preso no âmbito da ação que tramita no STF referente aos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e atentado contra a segurança de transporte aéreo.

Moraes determinou a prisão preventiva do acusado em 25 de junho de 2025, após pedido da Procuradoria-Geral a República (PGR). O ministro citou que o homem pretendia desencadear “terror social e generalizado” com a bomba instalada em um caminhão próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília.

“Há, portanto, fortes e graves indícios do risco concreto da reiteração delitiva e à aplicação de lei penal, em razão do descumprimento das medidas cautelares impostas e da fuga após a prática dos crimes”, afirmou o ministro.

Categories: Geral
Tags: Aeroporto Internacional de BrasíliaGrande AngularPolícia Federal (PF)