Redemoinho de fogo surpreende em incêndio de canavial no interior de SP

Um incêndio em uma plantação de cana-de-açúcar na divisa entre Adamantina e Flórida Paulista (SP) formou um raro redemoinho de fogo na tarde desta quinta-feira.

O fenômeno, que durou cerca de dez minutos com intervalos, foi registrado em vídeo por moradores da região. De acordo com Marcelo Rocha Pinto, coordenador da Defesa Civil de Flórida Paulista, a “espécie de tornado” subia e descia, oscilando por alguns segundos antes de diminuir e voltar a se formar.

Para entender o que causou o fenômeno, o g1 consultou o professor de Agrometeorologia Alexandrius de Moraes Barbosa. Segundo o especialista, o redemoinho de fogo acontece quando um incêndio libera muito calor, aquecendo rapidamente o ar próximo ao solo. Esse ar quente sobe em alta velocidade e, com a ajuda do vento, entra em rotação, criando o “tornado de fogo”.

O professor explica que o evento é raro, mas pode ocorrer em queimadas intensas e com condições climáticas favoráveis. “Ontem foi registrado o dia mais quente de 2025 na estação da Unoeste, com 37,9 ºC, o que aumenta as chances desse tipo de evento”, completou.

Fonte:G1

Categories: Geral
Tags: DESTAQUE