Início / Versão completa
Geral

República Dominicana exclui Cuba, Nicarágua e Venezuela de cúpula

Por Metrópoles 30/09/2025 20:26
Publicidade

O governo da República Dominicana anunciou nesta terça-feira (30/9) que não convidará Cuba, Nicarágua e Venezuela para a 10ª Cúpula das Américas, marcada para os dias 4 e 5 de dezembro em Punta Cana. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a decisão busca “assegurar a maior participação possível” de países no encontro.

Publicidade

“As três nações, por diferentes razões, decidiram não aderir à OEA [Organização dos Estados Americanos] e não participaram da última edição da Cúpula das Américas. A não convocação favorece, dadas as circunstâncias hemisféricas, a maior participação e assegura o desenvolvimento do fórum”, afirmou a chancelaria em comunicado.

Cuba, Nicarágua e Venezuela já haviam ficado de fora da edição anterior, realizada em Los Angeles, em 2022.

À época, a exclusão gerou protestos e levou líderes como Andrés Manuel López Obrador, do México, Luis Arce, da Bolívia, e Xiomara Castro, de Honduras, a boicotar o encontro.

Publicidade

Cúpula das Américas

Argumento do governo

Conforme a República Dominicana, anfitriã da cúpula, a prioridade foi garantir o sucesso da reunião em meio a um cenário de “polarização política” no continente.

“Decidimos priorizar o sucesso da reunião, estendendo o convite ao maior número possível de países”, explicou em comunicado.

O governo lembrou que a coordenação da Cúpula das Américas pela OEA impõe restrições específicas à participação. Afirmou ainda que, em outros fóruns multilaterais sediados no país — como a Cúpula Ibero-Americana de 2023 e a Cúpula da CELAC em 2017 —, Cuba, Nicarágua e Venezuela foram convidados e participaram.

Relações em “equilíbrio”

Apesar da exclusão, o governo do presidente Luis Abinader destacou que mantém relações distintas com os três países. Com Cuba, os laços são descritos como “sólidos e excelentes”, administrados “sempre com respeito mútuo”. A relação com a Nicarágua foi classificada como “cordial” e de comércio equilibrado.

No caso da Venezuela, o comunicado ressaltou laços históricos, mas lembrou que a República Dominicana não reconheceu a legitimidade das últimas eleições presidenciais do país. Em resposta, Caracas suspendeu as relações diplomáticas com Santo Domingo.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.