A UEFA Champions League 2025/2026 está prestes a começar e o Brasil surge mais uma vez como um dos principais “exportadores” de atletas para a competição. Por mais que esteja fora da Europa, o Brasil é quarto país com mais jogadores campeões da competição com 58 atletas vencedores, atrás apenas de Espanha (1º), Itália (2º) e Inglaterra (3º). Para edição deste ano, que começa na próxima terça-feira (16/9), o Portal LeoDias listou alguns nomes que podem brilhar este ano.
O quarteto de Madri
Veja as fotosAbrir em tela cheia Com um gol e uma assistência, Vini Jr. foi eleito o melhor em campo.Reprodução/Real Madrid Éder Militão em atuação pelo Real MadridReprodução RodrygoRodrygo/Reprodução/Instagram @rodrygogoes Endrick em jogo pelo Real MadridReprodução/Instagram: @endrick
Voltar
Próximo
Leia Também
Esportes
“Com certeza sou melhor”, diz Doué em comparação com Lamine Yamal
Esportes
“Arena SBT” vem a campo em novo dia e horário
Esportes
“Pare de chorar”, diz torcida do City para Vini Jr. sobre derrota na Bola de Ouro
Esportes
“Nã nã nã”: música da Copa de Clubes surgiu da união do eurodance com canto de torcida
Os nomes mais óbvios para se começar esta lista são do quarteto brasileiro do Real Madrid: Vinícius Jr.; Rodrygo; Éder Militão; e Endrick. Da lista, apenas a promessa do Palmeiras ainda não conquistou a “orelhuda” com a camisa merengue. Os outros três, inclusive, já são bicampeões do torneio, tendo conquistado em 2021/2022 e 2023/2024. Nas duas vezes, Rodrygo e Vini Jr. foram dois dos principais destaques da equipe espanhola.
Em 2022, Vini Jr. fez o gol decisivo contra o Liverpool para selar o 14º título merengue na Champions League. No entanto, na fase de semifinal quem brilhou foi Rodrygo, que marcou duas vezes na histórica “remontada” do Real Madrid contra o Manchester City. Em 2024, Rodrygo foi importante também, mais uma vez contra o Manchester City, dessa vez nas quartas de final. Vini voltou a marcar na final, desta vez contra o Borussia Dortmund, mas foi decisivo também contra o Bayern na semifinal marcando dois gols em Munique.
Militão foi titular e um dos pilares do sistema defensivo em 2021/2022. Já na Champions de 2023/2024 quase não jogou devido a uma grave lesão. Recuperado de outra lesão grave, Militão voltou a ser titular e busca a redenção com a camisa merengue visando garantir a presença na Copa do Mundo de 2026. Endrick começou sua trajetória com o Real Madrid em 2024/2025 e jogou poucos jogos na campanha que a equipe espanhola acabou eliminada nas quartas de final. O jovem ainda busca seu espaço no ataque madridista em meio a recuperação de uma lesão.
Dupla brasileira na “muralha” parisiense
Veja as fotosAbrir em tela cheia Marquinhos do PSG na partida contra o Real Madrid pelo Mundial de ClubesReprodução/x: @psg O zagueiro brasileiro Beraldo marca o atacante do Real Madrid Kylian MbappeReprodução/x: @psg
Voltar
Próximo
O Brasil também está representado no atual campeão da Champions League, o Paris-Saint Germain. Remanescentes do título da temporada passada, os zagueiros Beraldo e Marquinhos tentam repetir o feito e ajudar o PSG a ser bicampeão.
Considerado um dos principais jogadores do time e um dos melhores defensores da Europa, Marquinhos é titular, capitão e o principal pilar do sistema defensivo da equipe treinada por Luis Enrique. O brasileiro jogou todas as 16 partidas do PSG na última Champions e foi o responsável por levantar o troféu. Já Beraldo, reserva, busca ganhar seu espaço na equipe parisiense, sendo um importante jogador de rotação quando Marquinhos ou William Pacho, equatoriano, também titular, são desfalques.
Raphinha, brasileiro “solitário” da Catalunha vem em busca de mais
Reprodução/raphinha
Após brilhar na temporada de 2024/2025 e ser indicado como um dos concorrentes do prêmio Bola de Ouro do atual temporada, Raphinha vem em busca de corrigir a principal, frustração do Barcelona na UEFA Champions League: a eliminação nas semifinais para a Inter de Milão.
Na temporada passada, o brasileiro contribuiu com 21 participações em gols (13 gols e 8 assistências) na Champions League, ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo com 22 participações (17 gols e 5 assistências) em 2013/2014.
Agora, ao lado de um Lamine Yamal mais experiente, e Robert Lewandoski, o brasileiro busca liderar o Barcelona atrás de um título que não conquista há 11 temporadas.
Os “Gabrieis” do lado vermelho de Londres vem em busca do título inédito
Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução Saka ao lado de Gabriel Martinelli comemora gol dos Gunners / Reprodução: Arsenal
Voltar
Próximo
O Arsenal é uma das poucas equipes consideradas “grandes” do futebol Europeu que nunca conseguiu conquistar um título da Champions League. Com elenco reforçado, com a chega de Gyokeres e Zubimendi, o time de Londres vem em busca de um título inédito após eliminação frustrante contra o PSG na semifinal da temporada passada.
No elenco, os brasileiros (e titulares) Gabriel Magalhães e Gabriel Martinelli são duas peças-chave do Arsenal na busca pelo título. Outro “Gabriel” que poderia estar incluído na lista é Gabriel Jesus, no entanto, atacante brasileiro acabou não sendo inscrito na lista final para a competição e deve ser negociado no meio da temporada.
Trio do lado azul de Londres quer surpreender
Veja as fotosAbrir em tela cheia Chelsea anuncia oficialmente Estêvão, ex-Palmeiras: “Um dos maiores clubes do mundo”Reprodução/x: @chelsea João Pedro, jogador do Chelsea pela semifinal do Mundial de ClubesReprodução/x: @Chelsea Andrey Santos pode estar no time titular / Fotos: Rafael Ribeiro (CBF)
Voltar
Próximo
Na Copa do Mundo de Clubes, o Chelsea surpreendeu a todos a conquistar o torneio em cima do PSG com um sonoro 3 a 0 na final. Dentre os destaques esteve o atacante brasileiro João Pedro, que além de marcar na decisão, também foi o responsável por fazer os dois gols e acabar com o sonho do Fluminense, seu clube de origem, nas semifinais.
Outro brasileiro que chegou recentemente ao Chelsea foi Estêvão, ex-Palmeiras, que, em pouco tempo, já conquistou sua vaga no time titular treinado por Enzo Maresca. Mesmo não sendo cotado como um dos principais favoritos ao título, o Chelsea possui um elenco promissor e pode surpreender na Champions League assim como foi no Mundial de Clubes.
Outro nome que chegou ao elenco do Chelsea nessa temporada é Andrey Santos, que após passar por alguns clubes europeus por empréstimo, voltou aos Blues para ganhar seu espaço. Reserva do meio-campo, Andrey tem aproveitado bem os minutos em campo e pode ser bastante utilizado pela equipe inglesa na competição.
Outros nomes para ficar de olho
Richarlison (Tottenham)
Bruno Guimarães (Newcastle United)
Caio Henrique (Monaco)
Vanderson (Monaco)
Rodinei (Olympiacos)
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!