A taxa de desemprego no país está em 5,6%, de acordo com Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta terça-feira (30/9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O percentual é referente aos meses de junho, julho e agosto e mostra que a taxa de desemprego está estável no menor nível registrado desde 2012, na comparação com o trimestre anterior.
Ao todo, 6,084 milhões de pessoas estavam sem emprego no país no período, o menor número já registrado na série histórica do IBGE. Esse resultado representa queda de 9% (605 mil pessoas) em relação ao trimestre anterior e de 14,6% (cerca de 1 milhão de pessoas) na comparação com o mesmo período de 2024.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução MTE Geração de vagas desacelera em 2025, apesar de desemprego em quedaReprodução/Agência Brasil Internet Reprodução Internet Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Adriane Dias
A importância de consumir alimentos da safra: mais saúde e economia no seu prato
Política
“Maior resposta do Estado ao crime organizado”, diz Lula sobre megaoperação contra PCC
Política
“O que fazem com Bolsonaro é execução política”, diz Trump sobre Brasil
A população ocupada atingiu 102,4 milhões. Desse total, os empregados com carteira assinada no setor privado chegaram a 39,1 milhões, o maior número registrado na série histórica do IBGE.
Na comparação com o trimestre anterior, o número de pessoas ocupadas cresceu 3,3% no ano, o equivalente a 1,2 milhão de pessoas com carteira assinada em 2025.
Os setores que mais empregaram no período foram: Administração Pública, Saúde, Educação e Serviços Sociais, Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura.