O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (12) que sua paciência com o presidente russo, Vladimir Putin, está se esgotando.
“Está se esgotando, e rapidamente”, disse Trump em entrevista ao programa Fox and Friends, da Fox News.
Os líderes se encontraram no mês passado em uma reunião bilateral no Alasca, que terminou sem acordos concretos. Trump destacou que houve avanços em alguns pontos, mas que questões importantes ainda não foram resolvidas.
“Houve muitos pontos com os quais concordamos, a maioria deles, eu diria, alguns grandes que ainda não chegamos lá, mas fizemos alguns progressos”, afirmou, em coletiva de imprensa após o encontro.
O presidente americano classificou o encontro como “extremamente positivo” e afirmou que sempre teve um relacionamento “fantástico” com Putin, embora tenha sido prejudicado por investigações sobre suposta interferência russa nas eleições de 2016.
Pedido de Zelensky a Trump
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu a Trump, na quinta-feira (11), que forneça armas de longo alcance ao país caso a Rússia continue a rejeitar um cessar-fogo no conflito.
O pedido surgiu após drones russos invadirem o espaço aéreo da Polônia. Zelensky também afirmou que Kiev está “aberta e pronta” para apoiar os esforços de seus aliados. Desde o início da guerra, a Ucrânia tem se defendido usando uma ampla gama de armamentos, desde metralhadoras antigas até mísseis avançados fornecidos por aliados.