Trump e Netanyahu se encontram nesta 2ª. Governo dos EUA diz estar perto de acordo em Gaza

Trump e Netanyahu se encontram nesta 2ª. Governo dos EUA diz estar perto de acordo em Gaza

O governo dos Estados Unidos informou nesta segunda-feira (29/9) que está “muito próximo” de um acordo para encerrar a violência na Faixa de Gaza. O anúncio acontece poucas horas antes do encontro entre o presidente Donald Trump e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca, onde devem apresentar detalhes de um plano de paz.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, o plano inclui 21 medidas, entre elas a liberação imediata dos reféns e a retirada gradual das tropas israelenses de Gaza. Ela destacou que, mesmo que o acordo não agrade totalmente nenhum dos lados, ainda assim os esforços estão próximos de resultar em um consenso.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Donald Trump na Assembleia-Geral da ONU nesta terça-feira (23/9)Reprodução: YouTube/Nações Unidas Trump e Netanyahu (Reprodução/Divulgação)Trump e Netanyahu (Reprodução/Divulgação) Donald TrumpReprodução: Instagram Trump e Netanyahu (Reprodução/Divulgação)Trump e Netanyahu (Reprodução/Divulgação) Donald Trump em entrevista à imprensa na Casa Branca nesta sexta-feira (5/9)Reprodução: YouTube/The White House

Voltar
Próximo

Leia Também

Política
Após ofensiva dos EUA, Rússia afirma que deve ajudar o Irã no confronto contra Israel

Política
Em reunião na ONU, Israel acusa Irã de tramar mortes de Netanyahu e Donald Trump

Política
Hamas dá sinal verde a cessar-fogo proposto pelos EUA, mas sugere ajustes no texto

Trump declarou no domingo (28/9) que “todos querem chegar a um acordo” e esperava que isso fosse possível ainda nesta segunda-feira. Netanyahu, em entrevista à Fox News, disse que o plano ainda não foi finalizado, mas que as equipes de ambos os países estão trabalhando para concluir as negociações.

A proposta, segundo a agência Associated Press (AP), prevê que todos os reféns sejam libertados em até 48 horas e que a saída das forças israelenses aconteça de forma gradual. Autoridades árabes que acompanham as negociações afirmaram que o plano ainda não é definitivo e pode sofrer alterações. Um representante do Hamas disse que o grupo foi informado sobre a iniciativa, mas ainda não recebeu uma proposta oficial dos mediadores do Egito e do Catar. O Hamas afirmou estar disposto a analisar o plano de forma “responsável” e reforçou que já havia sinalizado sua intenção de liberar os reféns em troca do fim da guerra e da retirada total das tropas.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Benjamin NetanyahuDonald TrumpPOLÍTICA