Uma onça-parda foi avistada e filmada no quintal de uma residência em Mandaguaçu, no norte do Paraná, na tarde de terça-feira (2). O animal estava em cima de um abacateiro da propriedade.
Zilda de Freitas Soares, de 60 anos, contou que ouviu barulhos das galinhas e dos cachorros da chácara e, ao sair para investigar, se deparou com o felino. Assustada, ela decidiu registrar o momento em vídeo para que as pessoas pudessem acreditar na ocorrência. Durante a gravação, Zilda aparece chamando sua nora, a “Gi”, para ajudá-la a acionar os bombeiros ou a Polícia Ambiental, temendo que a onça atacasse os animais da propriedade.
“Meu maior medo era da onça descer e atacar os cachorros”, relatou a moradora, que afirmou ter experiência com a vida no campo, mas nunca havia visto uma onça tão de perto.
A Polícia Ambiental foi acionada pelo Corpo de Bombeiros, mas o animal já havia retornado à mata da região antes da chegada da equipe. Buscas com drone foram realizadas, mas a onça não foi mais localizada.
A corporação reforça que a população não deve se aproximar de onças. Caso o animal seja avistado, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Ambiental para evitar riscos a pessoas e animais domésticos.