Um vídeo que circula nas redes sociais mostra as dificuldades enfrentadas por trabalhadores que precisam navegar pelo rio Purus durante o período de verão para transportar mercadorias e abastecer a cidade de Santa Rosa do Purus. A situação reforça a urgência da abertura de uma estrada que tire o município do isolamento.
Durante a travessia, os trabalhadores enfrentam dias exaustivos e desafios em trechos críticos do rio. Além da força física necessária, estão expostos a perigos naturais, como ferroadas de arraias e outros animais aquáticos. Os moradores afirmam que apenas a construção da estrada poderá facilitar o transporte de alimentos e reduzir os riscos da travessia.
As dificuldades no transporte também refletem no preço das mercadorias, que aumentam devido à seca do rio e ao custo elevado do frete, impactando diretamente no bolso dos consumidores. A construção da estrada diminuiria o custo do transporte e, consequentemente, melhoraria a qualidade de vida da população.
Em que pé está o projeto da estrada?
O projeto para a abertura da estrada ainda se encontra em fase de licitação, com a contratação de uma empresa responsável pelos estudos de impacto ambiental. O Governo do Acre ainda não definiu um prazo para o início das obras, deixando a população na expectativa de quando a estrada será concluída.