O cinema brasileiro celebrou a estreia nacional de “O Agente Secreto” nessa quinta-feira (11/9) no histórico Cinema São Luiz, em Recife, capital nordestina onde o longa foi gravado. O repórter Netto Motta, do portal LeoDias, conversou com o astro Wagner Moura, que rasgou elogios ao diretor Kleber Mendonça Filho, e disse o que esperar do filme cotado ao Oscar 2026.
“Não é um 007, não é. Mas é um filme de Kleber Mendonça Filho”, brincou o ator, exaltando o trabalho do diretor. “O que você pode esperar é todo o arrojo cinematográfico, profundidade e humanidade de personagens, beleza, tudo que você pode esperar em um filme de Kleber Mendonça Filho aqui você tem muito”, disse.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Wagner Moura na estreia de “O Agente Secreto”Portal LeoDias Wagner Moura na estreia de “O Agente Secreto”Portal LeoDias “O Agente Secreto” estreará no Brasil em 6 de novembroFoto: Victor Jucá Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes 2025Reprodução | Cannes Wagner Moura recebe prêmio do Festival de CannesFoto/Divulgação/PurePeopple Wagner Moura rasga elogios a Kleber Mendonça Filho na estreia de “O Agente Secreto”Portal LeoDias/Divulgação
Voltar
Próximo
Leia Também
Cultura
“Libertador”, diz Wagner Moura após voltar a atuar em português no cinema
Cultura
“Não quero mais passar um ano sem filmar no Brasil’, afirma Wagner Moura
Cultura
É Tetra: “O Agente Secreto” perde Palma de Ouro, mas leva quatro prêmios em Cannes
Famosos
Festival de Cannes destaca foto de Maria Fernanda Cândido e atriz é aclamada
“Esse é um filme sobre a verdade e a importância da verdade. Às vezes a gente tem medo da verdade, mas a gente precisa lidar com ela e com as consequências dela”, acrescentou.
O ator, que recebeu o histórico prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes deste ano, o primeiro a um brasileiro, ainda relembrou a dupla premiação no festival francês, que também rendeu o prêmio de Melhor Diretor ao cineasta brasileiro.
“Cannes foi incrível. Foi uma coisa linda para todos nós. Eu ganhei um prêmio, Kleber ganhou também, e isso é uma coisa muito rara, eles darem dois prêmios para um filme só. Foi o prêmio mais importante que eu já ganhei”, contou.
O filme representa ainda a conclusão de um ciclo: Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho se conheceram em um dos Festivais de Cannes, em 2005, e agora, foram premiados justamente no mesmo festival, 20 anos depois.
“Quando eu vi ‘O Som ao Redor’ eu achei que aquele era um dos filmes brasileiros mais importantes que eu tinha visto, e sabia que eu tinha que trabalhar com aquele cara”, disse.
A imprensa brasileira e internacional já estão na expectativa para que “O Agente Secreto” chegue à premiação do Oscar; mas para Wagner Moura, o mais importante era poder estar em Recife para a primeira exibição do filme no Brasil.
“[O Cinema São Luiz, em Recife,] é um dos cinemas mais importantes do Brasil”, declarou. “Eu sou nordestino, e cresci na fronteira entre a Bahia e Pernambuco. Então cresci no meio dessa cultura”, compartilhou.
“O Agente Secreto” chega às salas dos cinemas brasileiros no dia 6 de novembro, mas antes estreia em várias capitais selecionadas, como Brasília, durante o 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.