A “crise dos 7 anos” existe? Término de Júlio Cocielo e Tata Estaniecki reacende debate

A “crise dos 7 anos” existe? Término de Júlio Cocielo e Tata Estaniecki reacende debate

O youtuber Júlio Cocielo anunciou o fim do casamento com Tata Estaniecki na madrugada desta sexta-feira (17/10). O término acontece poucos meses depois de o criador de conteúdo comentar publicamente sobre uma crise na relação, em maio deste ano, ao citar a famosa e temida “crise dos sete anos”. Na época, o casal havia completado bodas e Cocielo fez uma publicação nas redes sociais: “Sete anos casados e oito anos juntos, ou seja: acabou a CRISE DOS 7, né?!”, escreveu ele, em tom bem-humorado.

Embora não tenha detalhado a crise, ele chegou a refletir sobre as diferenças entre os dois: “Tem coisas que não mudam, e nem têm que mudar. O que aparenta ser ‘defeito’ de um é o que completa o outro”, escreveu. Nos comentários, o apresentador Marcos Mion reagiu à publicação com um conselho: “Aproveitem até começar a dos 9! Brincadeira! Nada disso existe. Dividir a vida é uma conexão eterna, balanceando entre plenitude e crise com elegância e fé. Se ficar flat é porque o coração parou. Aí que não vale! Sejam felizes sempre!”.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Reprodução/@cocielo Mariana é ex do ator Cauã ReymondFoto: AgNews Sabrina Sato e Duda NagleDuda Nagle e Sabrina Sato / Reprodução Ticiane Pinheiro e Roberto JustusReprodução Carol Ramiro e Jesus LuzReprodução/Instagram

Voltar
Próximo

Leia Também

Famosos
Após anunciar fim do casamento, Júlio Cocielo retira sobrenome de Tata Estaniecki das redes sociais

Famosos
Tata Estaniecki retira sobrenome de Cocielo das redes sociais após anúncio de separação

Famosos
Júlio Cocielo anuncia fim do casamento com Tata Estaniecki

Mas afinal, a “crise dos 7 anos” existe mesmo? O portal LeoDias conversou com a psicóloga Mariane Pires Marchetti, especialista em terapia de casais, que afirma que a ideia tem um fundo de verdade, mas não é uma regra. “O número sete é mais simbólico do que científico. O que a psicologia mostra é que, depois de alguns anos de convivência, é comum que os casais passem por fases de questionamento, desgaste e necessidade de reajuste”, explica.

Segundo a especialista, nos primeiros anos o relacionamento é movido pela paixão e pela sensação de novidade. Com o tempo, a rotina e as transformações pessoais trazem novos desafios. “Surgem dúvidas, cansaço, mudanças pessoais e, muitas vezes, a comunicação se torna mais prática do que afetiva”, pontua.

A “crise”, segundo ela, não significa o fim do amor, mas a necessidade de amadurecimento. “É um momento em que o relacionamento deixa de depender apenas do encantamento inicial e passa a exigir presença, diálogo e intenção. Quando o casal olha para isso com maturidade, a fase pode fortalecer o vínculo e abrir espaço para um amor mais consciente, profundo e real”, afirma.

Para Mariane, a “crise dos 7 anos” não é um mito, mas também não é uma sentença. “Ela simboliza um período natural de transição, em que o amor precisa ser reconstruído de forma mais madura e intencional”, completa.

O portal LeoDias também conversou com a astróloga Márcia Sensitiva, que explicou como a astrologia e a espiritualidade podem estar relacionadas à “crise dos 7 anos”.

“A crise de sete anos é um período de desafios que casais podem enfrentar, sim, no sétimo ano de casamento, causado pelo desgaste, rotina, acúmulo de problemas não resolvidos, falta de conexão física — a pele já não sente mais a outra pele como antes, quando havia paixão. A paixão diminui, ficando o amor. Mas esse acúmulo de problemas, questões financeiras, familiares e discussões não resolvidas contribui para o momento difícil”, comentou.

“Sete anos significa um chamado para a espiritualidade. Portanto, as pessoas também ficam afetadas espiritualmente.”, continuou.

“Quando um dos cônjuges busca se alinhar com a espiritualidade e o outro não, isso pode gerar exatamente esse tipo de situação, chegando até à separação”, concluiu.

Casais que não resistiram à “crise dos 7 anos”
Em 2023, Cauã Reymond e Mariana Goldfarb anunciaram o fim do casamento. Os dois começaram a namorar em 2016 e se casaram em 2019 — exatamente sete anos de relacionamento.

Outros casais famosos também viveram separações após o mesmo período de convivência, como Sabrina Sato e Duda Nagle, que terminaram o noivado em março de 2023 após sete anos juntos. “Deixamos de ser um casal, mas continuamos unidos no amor e no cuidado com nossa filha”, escreveu a apresentadora na época.

Depois de sete anos de união e uma filha de cinco, Jesus Luz e Carol Ramiro colocaram fim ao casamento em junho de 2022. Poucas semanas depois, o modelo assumiu o relacionamento com Aline Campos.

Já Ticiane Pinheiro e Roberto Justus começaram a namorar em 2005, se casaram no ano seguinte e decidiram se separar em 2013, após sete anos juntos. Da relação, nasceu Rafaella, hoje com 16 anos.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: astrologiacrise dos sete anosFamososfim do casamentoJúlio CocielopsicólogaSAÚDETata Estaniecki