Neste domingo (05/10), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou a compra de 2,6 mil frascos do antídoto utilizado para combater a intoxicação por metanol. A medida de caráter excepcional atende a um pedido do Ministério da Saúde.
Segundo a Anvisa, a reponsabilidade de estabelecer a forma de entrega do medicamento é do Ministério da Saúde. Os frascos comprados pelo órgão foram produzidos por uma empresa japonesa, junto à Organização Panamericana de Saúde (Opas). A pasta encomendou 2,5 mil unidades e outras 100 foram doadas pelo próprio fabricante.
Veja as fotosAbrir em tela cheia São Paulo casos graves por ingestão de bebidas adulteradas com metanolReprodução/Internet O equipamento é capaz de detectar qualquer modificação na fórmula original da bebida.Divulgação/Governo da Paraíba A substância estaria sendo utilizada na produção de bebidas falsificadasReprodução/Canva Intoxicação por metanol ascende alerta em São PauloDivulgação: Fiocruz Imagens Ampolas com líquidos com suspeita de metanolDivulgação: Governo do Estado de São Paulo
Voltar
Próximo
Leia Também
TV
“Domingo Espetacular” revela perigo das bebidas adulteradas com metanol
TV
“Leviano afirmar que foi metanol”, diz irmão de Hungria sobre suspeita de intoxicação
Saúde
Após Padilha confirmar, MS volta atrás sobre confirmação de intoxicação por metanol no DF
Saúde
Após intoxicação por metanol em bebidas, associações e secretaria emitem alertas em SP
O principal antidoto utilizado em caso de intoxicação por metanol é o fomepizol. O Brasil não produz o antitóxico utiliza, de forma alternativa, o etanol farmacêutico para o tratamento.
No último sábado (04/10), o Ministério da Saúde anunciou a compra em regime de emergência. Segundo o ministro Alexandre Padilha, os novos medicamentos deverão chegar ao Brasil ao longo da semana e serão distribuídos a centros de referência federais, assim como unidades de toxicologia.
“O ministério já firmou a aquisição e a previsão de chegada desse outro antídoto na próxima semana. Teremos aqui no Brasil, além do etanol farmacêutico já garantindo tratamento, teremos também o fomepizol”, afirmou Padilha.
Além disso, o ministro informou que o Ministério da Saúde vai adquirir mais ampolas de etanol farmacêutico. O país já tem adquiridas 4.300 unidades e serão entregues mais 12 mil na semana que vem.