Avião de carga sai da pista e cai no mar em Hong Kong, deixando duas vítimas fatais

Foto: REUTERS/Tyrone Siu

Um avião de carga derrapou na pista e caiu no mar ao pousar no Aeroporto Internacional de Hong Kong na madrugada desta segunda-feira (20), no horário local. Dois funcionários do aeroporto que estavam em um carro de patrulha de segurança morreram no acidente, segundo autoridades e informações do jornal local South China Morning Post.

O Boeing 747, operado pela ACT Airlines, com sede na Turquia, partiu de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e estava sendo utilizado sob arrendamento pela Emirates, companhia aérea de voos de longa distância.

De acordo com Steven Yiu, diretor-executivo de operações aeroportuárias, os pilotos não solicitaram ajuda antes do pouso. A aeronave taxiou cerca de metade da pista antes de derrapar para a esquerda e sair da pista, colidindo com o carro de patrulha de segurança que estava do lado de fora do cercado.

“O carro de patrulha absolutamente não entrou na pista. Foi o avião que saiu da pista e colidiu com o veículo”, explicou Yiu.

Foto: REUTERS/Tyrone Siu

Mergulhadores encontraram os dois agentes de segurança presos dentro do carro após aproximadamente 40 minutos de busca. Os quatro tripulantes do avião não se feriram.

O incidente levou ao fechamento da pista norte do aeroporto, que ocorreu por volta das 3h50 no horário local (16h50 de domingo, em Brasília).

Segundo o serviço de rastreamento de voos Flightradar24, a aeronave envolvida era um cargueiro Boeing 747 da AirACT, companhia turca que fornece capacidade de carga adicional para grandes operadores. A Emirates confirmou que o voo EK9788 sofreu danos no pouso, mas que a tripulação estava segura e não havia carga a bordo.

Equipes de emergência permaneceram no local, trabalhando para conter a situação e avaliar os danos causados pelo acidente.

Informações via G1 Acre.

Categories: ACRE