Início / Versão completa
Geral

Câmara aprova urgência de projeto que prevê licença menstrual. Entenda

Por Metrópoles 27/10/2025 23:27
Publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou, nessa segunda-feira (27/10), o Projeto de Lei (PL) 1.249/22, que garante três dias consecutivos de licença remunerada, por mês, para as mulheres que tenham sintomas graves associados à menstruação.

Publicidade

A aprovação em regime de urgência simplifica a tramitação do PL na Câmara, pulando etapas como apreciação em comissões da Casa.

Mesmo com a tramitação abreviada, o texto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O PL 1.249 implica na inclusão da licença na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por meio de modificação do artigo 473. A autoria do projeto é da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

Publicidade
Leia também

“A cada mês as mulheres em idade fértil enfrentam desconfortos, em graus variados, no período menstrual. Para a maioria delas, esse período é marcado por sintomas de intensidade leve ou mediana como cólicas, indisposição, dor de cabeça ou enxaqueca. Mas, cerca de 15% das mulheres enfrentam sintomas graves, com fortes dores na região inferior do abdômen e cólicas intensas, que chegam, muitas vezes, a prejudicar sua rotina”, diz trecho da justificativa do projeto.

Após a aprovação da urgência, o texto deve ir à votação no plenário da Câmara dos Deputados.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.