O diretório do Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal (PT-DF) suspendeu as prévias e encaminhou manifestação de apoio à pré-candidatura do atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, ao GDF nas eleições de 2026. A decisão ocorreu nessa segunda-feira (27/10), por 47 votos a favor e 2 contra.
A direção nacional do partido, no entanto, recomendou que nenhum diretório estadual defina pré-candidaturas. O secretário nacional de Organização do PT, Laercio Ribeiro, emitiu a recomendação no dia 22 de outubro.
Além de suspender as prévias locais para definição do concorrente ao Palácio do Buriti, o PT-DF encaminhou à direção nacional uma manifestação de apoio a Grass. Além do presidente do Iphan, no entanto, o ex-deputado Geraldo Magela também tem o objetivo de se candidatar ao cargo de governador do DF pelo partido.
Nas redes sociais, Leandro Grass já se posicionou como pré-candidato. “Agradeço a confiança da imensa maioria do diretório regional, forças políticas, presidentes dos diretórios zonais, parlamentares e militantes do @ptdf13 para que eu represente o nosso partido nas eleições ao GDF em 2026. Seguiremos avançando na construção de um projeto vencedor”, afirmou.
Leia também
-
Vídeo: Arruda é hostilizado em convenção de igreja no DF
-
Líder do PT aciona STF contra Flávio Bolsonaro por “estimular invasão”
Recomendação
O diretório nacional do PT encaminhou ofício recomendando “que o diretório estadual suspenda a realização das prévias previstas para o dia 22 de novembro, assim como qualquer outra deliberação que envolva a definição de candidaturas, até a definição, pelo Diretório Nacional, do calendário previsto no nosso Estatuto”.
Direção Nacional do PT encaminha recomendação para diretórios estaduais
Material cedido ao Metrópoles
Segundo o documento, os partidos devem suspender prévias e não definir nomes para candidaturas
Material cedido ao Metrópoles
A direção considera que o partido inicialmente deve definir o calendário eleitoral nacional
Material cedido ao Metrópoles
A reportagem apurou com integrantes do partido que o movimento no DF pode ser questionado e até mesmo invalidado, pois a definição do calendário nacional é essencial para a estratégia eleitoral do partido, cujo principal objetivo é a reeleição do presidente Lula (PT).
O Metrópoles tentou contato com o diretório regional do PT e com Leandro Grass sobre o assunto. O espaço segue aberto para manifestações.