Corrida do Servidor movimenta Rio Branco e leva mais de 600 participantes às ruas neste domingo

Foto: Ingrid Kelly/Secom

Mesmo sob um leve sereno, a 12ª Corrida do Servidor Público do Estado do Acre reuniu mais de 600 participantes neste domingo (26), em frente ao Palácio Rio Branco. O evento, que celebra o Mês do Servidor Público, superou as expectativas de público e contou com provas de 5 km, 10 km e, pela primeira vez, um percurso de 21 km (meia-maratona), reforçando o incentivo ao esporte como ferramenta de valorização e bem-estar.

Idealizada pelo Governo do Estado e coordenada pela Secretaria de Administração (Sead), com organização da Acre Running Eventos, a corrida teve apoio da Secretaria de Esportes e de outras instituições. Os servidores com melhor desempenho nas etapas de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, na categoria 21 km, foram premiados com passagens aéreas para participar da 100ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece no dia 31 de dezembro deste ano.

Foto: Ingrid Kelly/Secom

A professora da Educação Especial, Mairene Braga, foi a vencedora na categoria feminina dos 21 km. “Corro há muito tempo, mas havia parado. Agora estou voltando, e participar novamente da Corrida do Servidor foi muito gratificante. O clima estava ótimo e o evento, muito bem organizado. Agora é focar na preparação para a São Silvestre”, contou.

O secretário adjunto da Sead, Guilherme Duarte, destacou o papel do evento na valorização dos servidores:

“Hoje temos mais de 600 participantes, e essa é mais uma ação do governo para promover saúde e reconhecer o trabalho de quem dedica sua vida ao serviço público”, afirmou.

Já o secretário de Governo, Luiz Calixto, reforçou a importância dos servidores para o Estado:

“A força do servidor é que faz o sucesso deste governo. Parabenizo todos pelo Dia do Servidor e ressalto que o mais importante é participar. Todos aqui são campeões”, declarou.

Foto: Ingrid Kelly/Secom

O secretário de Esportes, Ney Amorim, destacou o crescimento da corrida de rua no Acre:

“Essa modalidade tem ganhado muito espaço. O governo reconhece esse avanço e apoia eventos que integram e valorizam os servidores, além de incentivar o esporte em todo o estado.”

Entre os destaques da competição, o bombeiro militar Érico de Oliveira conquistou o primeiro lugar na meia-maratona, cruzando a linha de chegada com apenas dois segundos antes do tempo limite de classificação para a São Silvestre. “Essa conquista representa gratidão a Deus, à minha família e à equipe que me apoia. É resultado de muito treino e dedicação”, afirmou.

Foto: Ingrid Kelly/Secom

O que disseram os campeões da Corrida do Servidor:

  • Jefferson Pereira, servidor da Casa Militar (1º lugar – 5 km, categoria Servidor):
    “É o resultado de muita dedicação e disciplina. Mais do que o pódio, o importante é inspirar outros servidores a praticarem atividade física.”

  • Maria da Glória Araújo (1ª colocada – 5 km, categoria Comunidade):
    “Foi uma superação enorme. Comecei a competir há pouco tempo e vencer entre tantas atletas experientes foi uma conquista muito especial.”

  • Patrícia Maciel, servidora da Polícia Militar (1ª colocada – 5 km, categoria Servidor):
    “Correr é um estilo de vida. Pratico há 16 anos e essa corrida é uma forma de incentivar o esporte e cuidar da saúde física e mental.”

  • Laura Matias, servidora do Tribunal de Contas do Estado (1ª colocada – 10 km, categoria Comunidade):
    “A corrida é minha válvula de escape. A Corrida do Servidor tem um peso especial para mim, por também ser servidora pública.”

  • Dionatan Lima (1º colocado – 10 km, categoria Comunidade):
    “Foi uma ótima experiência e pretendo participar outras vezes.”

Via Agência de Notícias do Acre.

Categories: ACRE