O Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) vistoriou nesta quinta-feira (23) a construção da ponte de concreto armado e aço sobre o Rio Andirá, localizada no Ramal dos Paulistas, na Vila do V, em Porto Acre. A obra já atingiu cerca de 50% de execução e segue em ritmo acelerado.
A ponte terá 68 metros de extensão e 5,20 metros de largura, ligando o km 10 da Vila do V à comunidade Quatro Bocas, no Projeto de Assentamento Tocantins. Para a presidente do Deracre, Sula Ximenes, a obra é fundamental para a região:
“O avanço das obras no Ramal dos Paulistas vai garantir mais segurança, mobilidade e melhores condições para o escoamento da produção rural. Nosso compromisso é levar infraestrutura de qualidade a cada comunidade, fortalecendo o desenvolvimento local e melhorando a vida das famílias que dependem dessa estrada.”
Entre os serviços já concluídos estão a cravação de 37 estacas de fundação, a execução de cinco blocos de fundação que sustentam os pilares, e a fabricação das pré-lajes, que já estão prontas para instalação. Atualmente, as equipes trabalham na construção dos arranques (pilares de sustentação) e na confecção e finalização das vigas de concreto armado, que serão transportadas e lançadas sobre os pilares em etapas de dois em dois.
Enquanto a obra segue, a ponte de madeira existente permanece em operação, garantindo a travessia da população local. A nova estrutura integra o projeto de pavimentação do Ramal dos Paulistas, que também contempla serviços de drenagem, melhorando o acesso a saúde, educação, comércio e facilitando o escoamento da produção agrícola.
Com a iniciativa, o governo do Acre reforça o compromisso com a infraestrutura rural, proporcionando mais segurança, mobilidade e desenvolvimento para as comunidades do interior.