A ex-presidente Dilma Rousseff tem um nome favorito para a vaga do ministro Luís Roberto Barroso no STF, mas avisou a aliados que não pretende se envolver na disputa.
O nome preferido de Dilma é o do atual ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, que foi o principal assessor jurídico da petista no Palácio do Planalto.
Dilma Rousseff
Reprodução/Kremlin
O AGU Jorge Messias
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakifoto
Jorge Messias com a ex-presidente Dilma Rousseff
Renato Menezes/Ascom/AGU
Dilma é ex-presidente da Republica
Ricardo Stuckert/PR
A ex-presidente Dilma Rousseff
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Coordenador do Grupo Prerrogativas, Marco Aurélio Carvalho, e o AGU, Jorge Messias
Embora torça por Messias, Dilma disse a pesssoas próximas que não pretende interceder por ele junto a Lula porque o atual presidente nunca se meteu nas indicações dela ao STF.
“Lula não se intrometeu nas minhas indicações. Não vou me intrometer nas deles também”, teria dito Dilma em conversas recentes, de acordo com relatos de aliados.
Leia também
-
Líder do PL sobre vaga no STF: “Para o parlamento, é melhor Pacheco”
-
Em carta a Lula, instituto cobra indicação de ministra negra ao STF
-
Favorito para vaga de Barroso no STF, ministro de Lula submerge
-
Barroso sinalizou aposentadoria do STF durante jantar na Bahia domingo
Além de Dilma, a indicação de Messias ao STF conta com apoio da maioria das lideranças do PT e de integrantes do Prerrogativas, grupo de advogados progressistas que apoia o governo Lula.
O ministro da AGU desponta como cotado ao lado do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apoiado pelo atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.