Milhares de fiéis marcaram presença neste domingo (12) no Santuário Nacional de Aparecida (SP) para celebrar o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Desde as primeiras horas da manhã, o movimento foi intenso, com longas filas para visitar o nicho que abriga a imagem sagrada.
Por volta das 6h da manhã, o tempo de espera chegou a 1h30, e os peregrinos se organizaram em duas filas — uma mais próxima da imagem e outra um pouco mais afastada. Mesmo após as 11h, o local seguia entre os mais procurados, com cerca de 40 minutos de espera para ver a santa.
O fluxo de romeiros também foi grande em outros espaços do santuário, como a Capela das Velas e o altar central. Devido à alta movimentação, o estacionamento, com capacidade para 3 mil carros e 2 mil ônibus, ficou lotado e teve os portões fechados temporariamente por cerca de uma hora, sendo reaberto às 10h50.
Embora o Santuário não tenha divulgado o número exato de visitantes, o Governo de São Paulo estima que a cidade de Aparecida receba cerca de 450 mil pessoas entre os dias 3 e 12 de outubro.
Durante a principal missa do dia, celebrada às 8h, o arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, destacou em sua homilia a importância da fé, da solidariedade e da luta contra a pobreza e as desigualdades sociais no Brasil.
As celebrações seguem ao longo do dia, com missas, procissões e apresentações em homenagem à padroeira, reafirmando a tradição e a devoção que fazem de Aparecida um dos maiores centros de fé do país.