“Foi histórico”, diz CEO do Oscar sobre impacto dos brasileiros com “Ainda Estou Aqui”

“Foi histórico”, diz CEO do Oscar sobre impacto dos brasileiros com “Ainda Estou Aqui”

Uma simples foto de Fernanda Torres, publicada nas redes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, virou um divisor de águas para o Oscar. A declaração é de Bill Kramer, CEO da instituição que organiza a maior premiação do cinema mundial, em visita ao Rio de Janeiro para participar do Festival do Rio nesta última sexta-feira (3/10).

“Em novembro, tivemos a cerimônia do Governors Awards, com a entrega dos Oscars honorários. A Fernanda compareceu. Postamos uma foto dela e tudo explodiu. E nunca mais voltamos a ser como antes. Foi tanto engajamento, tanto amor, tanto apoio, tantos comentários em português. Ficamos muito felizes, porque é o que buscamos como organização”, afirmou Kramer em entrevista ao portal O Globo, lembrando o impacto da publicação feita em novembro de 2024.

Veja as fotosAbrir em tela cheia Bill Kramer durante seu discurso no Festival do RioFoto: Davi Campana A foto que bombou da atriz Fernanda Torres, postada pela Academia do OscarReprodução: Instagram/@oficialfernandatorres Bill Kramer no Rio de JaneiroDivulgação: Claudio Andrade Bill Kramer e Walter SallesFoto: Victor Chapetta/BrazilNews Fernanda Torres radiante ao ganhar o prêmio de “Melhor Atriz de Drama”Foto: Jason Armond/Los Angeles Times

Voltar
Próximo

Leia Também

TV
Globo de Ouro: Fernanda Torres leva a melhor e desbanca Angelina Jolie

Cultura
Oscar terá categoria para premiar dublês pela primeira vez em sua história

Notícias
Anúncio de indicados ao Oscar 2025 é adiado por causa dos incêndios em Los Angeles

A imagem da atriz de “Ainda Estou Aqui”, postada quando ela já despontava como possível indicada ao prêmio, recebeu milhões de curtidas e se tornou um fenômeno digital. O engajamento foi tamanho que, segundo Kramer, superou o das redes do Super Bowl e do Grammy, dois gigantes eventos da cultura pop americana. “Foi histórico. Ver toda a empolgação em torno de ‘Ainda Estou Aqui’, o crescimento de nossas mídias sociais, o aumento da audiência da cerimônia na América Latina, foi tudo muito empolgante. Foi incrível ver vídeos das pessoas parando o carnaval para assistir à premiação nas ruas do Brasil”, disse o executivo.

O entusiasmo se traduziu em resultados concretos. “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, conquistou o primeiro Oscar na categoria “Melhor Filme Internacional” da história do Brasil e levou Fernanda Torres à disputa de “Melhor Atriz”. “O movimento certamente fez os votantes prestarem atenção no filme e na atuação dela”, reconheceu Kramer.

A vitória do longa brasileiro consolidou uma virada histórica. Para o CEO, o sucesso representa o amadurecimento da relação entre a Academia e as produções fora dos Estados Unidos. “Walter Salles é um diretor excepcional que vem fazendo grandes filmes há muitos anos. É um amigo da Academia. […] Ele receberá um prêmio que celebra sua incrível colaboração para o cinema global”, declarou Kramer, adiantando que o diretor será homenageado no próximo dia 18 de outubro com o Luminary Award, durante a quarta edição da Academy Museum Gala, em Los Angeles.

Desde a vitória de “Parasita”, em 2020, a Academia vem promovendo mudanças para ampliar a diversidade entre seus membros e premiar histórias de diferentes culturas. Hoje, cerca de 20% dos mais de 11 mil votantes vivem fora dos Estados Unidos, sendo 200 membros da América Latina e 60 deles brasileiros.

A visita de Kramer ao Brasil incluiu uma série de encontros com artistas e produtores locais. Em um jantar promovido pela Globo, o executivo dividiu a mesa com nomes como Regina Casé, Dira Paes, Rodrigo Santoro, Leandra Leal e Walter Carvalho, além da atriz francesa Juliette Binoche. Em tom descontraído, o CEO celebrou o laço cada vez mais forte entre o país e a Academia. “Fernanda é uma atriz excepcional, um ser humano adorável. Pude sentar com ela no último Oscar, foi uma noite maravilhosa”, elogiou ele.

A próxima edição do prêmio está marcada para 15 de março de 2026 e contará com o retorno do apresentador Conan O’Brien. Kramer espera que a audiência continue crescendo, após o recorde negativo de 2021, no auge da pandemia.

Sobre as novas produções brasileiras, ele evita favoritismos, mas não esconde o entusiasmo por “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, escolhido para representar o país.

Categories: ENTRETENIMENTO
Tags: Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de HollywoodAinda estou aquiBill KramerCulturaFamososFernanda TorresoscarOscar 2026