Governo do Acre realiza transferência aérea de jovem ferido por arma de fogo em Assis Brasil

Paciente foi socorrido assim que deu entrada na unidade de saúde do município, na madrugada deste domingo. Foto: cedida

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), coordenou neste domingo (26) o atendimento e a transferência de um jovem de 21 anos, vítima de ferimento por arma de fogo em Assis Brasil, município na fronteira com o Peru.

O paciente foi inicialmente socorrido pela equipe do Samu local e levado à unidade mista do município, onde recebeu os primeiros cuidados e foi estabilizado para a transferência à capital, Rio Branco.

A operação contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Regional de Saúde do Alto Acre. Durante o transporte aéreo, a aeronave precisou pousar em Brasileia devido às condições climáticas, mas o paciente foi acompanhado por toda a equipe de profissionais especializados.

No deslocamento terrestre, o Corpo de Bombeiros Militar auxiliou no transporte do jovem até a unidade hospitalar, garantindo que ele chegasse ao Pronto-Socorro de Rio Branco em estado grave, porém estável. O paciente permanece entubado, realizando exames e recebendo acompanhamento especializado.

Paciente foi acompanhado durante todo o trajeto pela equipe de profissionais especializados. Foto: cedida

A coordenadora da Regional de Saúde do Alto Acre, Danielli Carvalho, destacou a importância da ação conjunta:

“Foi uma operação que exigiu agilidade, técnica e integração. As equipes do Samu e do Ciopaer atuaram de forma coordenada para garantir o suporte necessário desde o primeiro atendimento até a chegada a Rio Branco. Esse tipo de ação reforça a eficiência da nossa rede de urgência e emergência, especialmente nas regiões mais distantes”, afirmou.

A Sesacre reforçou que a integração entre regionais de saúde, Samu, Ciopaer e Corpo de Bombeiros é essencial para garantir atendimento ágil, seguro e humanizado em situações de urgência e emergência em todo o Acre.

Via Agência de Notícias do Acre.

Categories: ACRE