O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira (6/10) que a reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário norte-americano, Donald Trump, foi positiva. O encontro aconteceu às 10h30 do horário de Brasília, por videoconferência.
Haddad acompanhou a ligação diretamente do Palácio da Alvorada. Além do ministro, também estavam presentes o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os ministros Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Sidônio Palmeira (Secom).
Veja as fotosAbrir em tela cheia Fernando Haddad na Comissão de Agricultura nesta quarta-feira (24/9)Reprodução: Câmara dos Deputados Ministro da Fazenda, Fernando HaddadFoto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Fernando Haddad em entrevista à rádio ItatiaiaReprodução: YouTube/Itatiaia Haddad elogia decisão do STF sobre IOF e diz que medida fortalece instituiçõesReprodução: Agência Brasil Haddad elogia decisão do STF sobre IOF e diz que medida fortalece instituiçõesReprodução/Agência Brasil
Voltar
Próximo
Leia Também
Política
“Eu gostei”, diz Haddad sobre relatório de Lira da isenção do Imposto de Renda
Política
“Lula não vai abanar o rabo nem dizer ‘I love you’ para Trump como Bolsonaro”, diz Haddad
Política
“O Brasil não vai sair da mesa de negociação”, garante Haddad sobre tarifaço
Política
“Pode gritar”, diz Haddad sobre críticas ao aumento de impostos
O diálogo acontece em um contexto marcado pelo aumento de tarifas determinado pelo governo de Trump, que elevou em 50% as taxas aplicadas aos produtos brasileiros destinados ao mercado dos Estados Unidos. A medida veio como um protesto contra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo Trump, trata-se de uma “caça às bruxas”.
A reaproximação dos dois países teve início após a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, quando Lula e Trump se cumprimentaram rapidamente nos bastidores e manifestaram o desejo de manter contato.