Início / Versão completa
Geral

“Insuficiência elétrica” obriga Embrapa a contratar geradores na COP30

Por Metrópoles 28/10/2025 12:27
Publicidade

O Ministério da Agricultura precisou contratar, de forma emergencial e sem licitação, 14 geradores de energia elétrica para realizar um evento da Embrapa durante a COP30, em Belém.

Publicidade

Os geradores serão usados para garantir o funcionamento da “AgriZone”, espaço a cerca de 2 quilômetros do pavilhão principal da COP30 e que sediará uma série de palestras sobre agricultura sustentável.

3 imagensFechar modal.1 de 3

Belém, sede da COP30

Publicidade

Rafael Medelima/COP302 de 3

Obras em Belém (PA) para receber a COP30, em novembro

Ricardo Stuckert / PR3 de 3

Belém, sede da COP30

Rafa Neddermeyer/Cop30 Amazônia

A contratação emergencial sem licitação, segundo o ministério, foi necessária em razão da “insuficiência da rede elétrica” local para atender a elevada demanda de energia identificada nos projetos técnicos do espaço.

“A contratação emergencial de geradores de energia elétrica para a AgriZone, evento organizado pela Embrapa em Belém durante a COP30, justifica-se pela insuficiência da rede elétrica local e pela necessidade de garantir o pleno funcionamento das atividades previstas — incluindo pavilhões, auditórios, estandes e ambientes climatizados — diante da elevada demanda de energia identificada nos projetos técnicos”, informou o ministério.

Leia também

O custo dos 14 geradores será de R$ 757 mil. Caso não fossem contratados, o ministério alega que mais de “400 eventos técnicos” ficariam comprometidos, a cerca de uma semana do início da COP30.

De acordo com a pasta, a não contratação poderia gerar “riscos à segurança, à saúde dos participantes e à imagem institucional da Embrapa perante patrocinadores e o público da COP30”.

“A não contratação comprometeria a execução de mais de 400 eventos técnicos, gerando riscos à segurança, à saúde dos participantes e à imagem institucional da Embrapa perante patrocinadores e o público da COP30”, reforça o documento que embasa a dispensa de licitação.

Recomendado
Publicidade
Ver matéria completa no site
Página AMP gerada pelo Tupa AMP Pro com componentes válidos para AMP. Scripts comuns do tema são bloqueados nesta versão para reduzir erros de validação.