O brasileiro Thiago Ávila e a sueca Greta Thunberg foram detidos enquanto levavam ajuda humanitária para Gaza em um veleiro da missão Flotilha da Liberdade, nesta quarta-feira (1º/10). Por volta de 21:34h horário local, cerca de 15:34h, em Brasília, o Global Movement to Gaza Brazil publicou nas redes sociais um alerta anunciando a interceptação da embarcação por militares israelenses.
“Nossas embarcações estão sendo interceptadas ilegalmente. As câmeras estão fora do ar e as embarcações foram abordadas por militares. Estamos trabalhando ativamente para confirmar a segurança e a situação de todos os participantes a bordo”, dizia o comunicado.
Veja as fotosAbrir em tela cheia Internet Reprodução Thiago Ávila e Greta Thunberg – Internet Reprodução Thiago Ávila e Greta Thunberg – Internet Reprodução Thiago Ávila e Greta Thunberg – Internet Reprodução
Voltar
Próximo
Leia Também
Mundo
Netanyahu ordena saída imediata de civis de Gaza em meio a nova escalada militar
Política
Bolsonaro publica foto ao lado de Trump e Netanyahu após ataque dos EUA ao Irã
Política
Diplomatas de diversos países abandonam plenário da ONU em protesto a Netanyahu
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, havia dito que as forças de segurança do país impediriam o veleiro de chegar a Gaza.
“A Greta, a antissemita, e aos seus companheiros, porta-vozes da propaganda do Hamas, digo claramente: voltem, porque não chegarão a Gaza”, disse Katz.
No veleiro Alma, estão Thiago e Greta. No Sirius, outra embarcação de ajuda humanitária que tenta chegar em Gaza, estão os brasileiros Mariana Conti, vereadora de Campinas pelo PSOL, Nicolas Calabrese, professor e coordenador da Rede Emancipa no Rio de Janeiro, e Bruno Gilga, trabalhador da USP e ativista da CSP-Conlutas, Lisiane Proença, comunicadora popular, Magno Costa, diretor do SINTUSP.
Pouco antes, o grupo havia publicado uma mensagem nas redes sociais informando que eles já estavam em um ponto crítico da viagem.
“Após uma noite de táticas de intimidação por parte do exército israelense, podemos confirmar que os participantes da nossa Flotilha permaneceram calmos e seguiram todos os procedimentos de segurança adequados”, publicou.